Os bispos do Brasil reunidos no terceiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), em Aparecida, discutiram na manhã de hoje Análise de Conjuntura Social e Eclesial. Esta última apresentada pelo bispo de Petrópolis e presidente do Instituto Nacional de Pastoral (Inapaz), Dom Joel Portella Amado.
Responsável neste quadriênio por realizar a análise da Conjuntura Eclesial, Dom Joel destacou que “o novo momento que o Brasil vive em todas as suas instâncias, inclusive na instância religiosa, chamado de ethos religioso atual, marcado por fortíssima individualização e pluralização”.
Ainda segundo Dom Joel, nessa conjuntura eclesial, “nenhum dos modelos de pastoral que hoje circulam pelo Brasil são capazes de responder total e unicamente”, que vê necessário atuar com os três modelos de pastoral e, ao mesmo tempo, descobrir um caminho novo. Segundo ele, “esse caminho significa uma Igreja mais missionária, uma Igreja em pequenas comunidades e uma Igreja marcada pela iniciação à Vida Cristã”.
Mais informações sobre a apresentação das análises e outros temas discutidos no dia de hoje na Assembleia, podem ser acessados no site da CNBB – https://www.cnbb.org.br/
Fonte e fotos: Assessoria da CNBB