Dom Joel destaca amor de São Sebastião por Jesus em celebração na Paróquia do Indaiá

Petrópolis, 20 de janeiro de 2025 – O bairro São Sebastião, no Indaiá, amanheceu em festa nesta segunda-feira, 20 de janeiro, em comemoração ao dia de seu padroeiro. A data foi marcada por diversas missas e uma procissão, atraindo fiéis de várias regiões da cidade.

Pela manhã, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, presidiu a missa das 9h, acompanhado pelo pároco, Padre Marco Antônio Teixeira Lima, e pelo vigário paroquial, Carlos Silva de Oliveira. A celebração contou com a presença de moradores do Indaiá e devotos de São Sebastião de outras áreas.

As festividades começaram cedo, com a missa das 7h, presidida pelo vigário-geral da diocese, Monsenhor José Maria Pereira. Ao longo do dia, outras missas foram realizadas, culminando com a procissão e a missa solene, presidida pelo pároco.

Em sua homilia, Dom Joel ressaltou o profundo amor de São Sebastião por Jesus Cristo, que o levou a suportar grandes sofrimentos e a demonstrar compaixão pelo próximo, inclusive desejando a conversão do imperador romano que ordenou sua morte. “O amor não tem limites. Quem ama vai até o extremo. São Sebastião era um apaixonado por Jesus. Todos nós somos apaixonados por muitas coisas, mas a maioria delas não levaremos quando partirmos desta vida. Por aquilo que amamos, somos capazes de fazer muitas loucuras”, afirmou o bispo.

Dom Joel também destacou a importância de obedecer a Deus acima dos homens, citando a primeira carta de São João: “Amar a Deus é acreditar em Jesus e seguir os mandamentos. Simples assim.”

O bispo alertou ainda sobre o perigo de responder ao mal com o mal, enfatizando a necessidade de perdoar. “Tantas vezes na vida já ouvimos dizer: ‘pagar com a mesma moeda’. Mas é aqui que está a coragem e a profunda relação com Jesus, que nos dá forças para não agir dessa forma. Quem paga com a mesma moeda é um burro, é um pecador, não é um santo”, disse Dom Joel.

Ele concluiu sua mensagem lembrando o exemplo de Jesus na crucificação, que pediu perdão por aqueles que o condenaram. “É difícil perdoar, mas onde vamos encontrar forças para perdoar, praticar o bem, viver a caridade e seguir o amor de Deus? Em Jesus, como São Sebastião e tantos outros santos e santas.”

« de 2 »

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ