Dom Joel Destaca a importância da devoção a Santa Terezinha, padroeira das missões

Celebrando a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado presidiu a missa no Carmelo São José, em Petrópolis, com a participação das irmãs do Carmelo, devotos e amigos da instituição. Ao final, o bispo abençoou as rosas distribuídas entre os participantes da celebração.

As Irmãs do Carmelo, mais uma vez manifestaram alegria em receber a comunidade petropolitana para celebração, destacando a importância de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, mesmo nunca ter saíde do Carmelo onde viveu. Por meio da oração, seguindo o exemplo de Santa Teresinha, as irmãs rezam por toda Igreja, a comunidade e os missionários. Presidida pelo bispo diocesano, a missa foi concelebrada pelo Padre Rodrigo Alberti, Padre Thomas Gimenez e por frades capuchinhos.

Durante a homilia, Dom Joel ressaltou que a primeira atitude essencial é a ação de graças ao celebrar a festa de um santo é agradecer. “Agradecemos a Deus por aquela vida, por aquele testemunho”, afirmou.

Dom Joel também mencionou a importância da conversa com o padroeiro ou padroeira, que na fé se traduz em oração. “Junto com Santa Terezinha, nós rezamos a Deus, apresentando nossos sonhos, esperanças e alegrias”, explicou.

O bispo sublinhou a transformação que ocorre quando se identifica profundamente com um santo ou santa, transformando essa identificação em um modo de viver. “Precisamos abordar a vida de Santa Terezinha e recordar o que todos nós conhecemos”, disse ele, destacando a vida breve, mas impactante, da santa.

Dom Joel refletiu sobre a grandeza espiritual de Santa Terezinha, que, apesar de não ter frequentado grandes universidades, se tornou padroeira das missões. “A grandeza de Santa Terezinha é a grandeza de quem é pequeno”, afirmou, explicando que para Jesus, ser grande é ser pequeno.

Ele concluiu destacando a importância do amor como a verdadeira grandeza da vida, conforme descoberto por Santa Terezinha. “O amor consola, cuida e protege”, declarou Dom Joel, enfatizando que o amor de Deus é aquele que ama a quem não merece.

A celebração foi encerrada com um convite à oração e à reflexão sobre o testemunho de Santa Terezinha, com Dom Joel pedindo que todos elevassem suas preces em agradecimento pela intercessão da santa.

Missa Dom Joel no Carmelo São José em Petrópolis

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *