Celebrando a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado presidiu a missa no Carmelo São José, em Petrópolis, com a participação das irmãs do Carmelo, devotos e amigos da instituição. Ao final, o bispo abençoou as rosas distribuídas entre os participantes da celebração.
As Irmãs do Carmelo, mais uma vez manifestaram alegria em receber a comunidade petropolitana para celebração, destacando a importância de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, mesmo nunca ter saíde do Carmelo onde viveu. Por meio da oração, seguindo o exemplo de Santa Teresinha, as irmãs rezam por toda Igreja, a comunidade e os missionários. Presidida pelo bispo diocesano, a missa foi concelebrada pelo Padre Rodrigo Alberti, Padre Thomas Gimenez e por frades capuchinhos.
Durante a homilia, Dom Joel ressaltou que a primeira atitude essencial é a ação de graças ao celebrar a festa de um santo é agradecer. “Agradecemos a Deus por aquela vida, por aquele testemunho”, afirmou.
Dom Joel também mencionou a importância da conversa com o padroeiro ou padroeira, que na fé se traduz em oração. “Junto com Santa Terezinha, nós rezamos a Deus, apresentando nossos sonhos, esperanças e alegrias”, explicou.
O bispo sublinhou a transformação que ocorre quando se identifica profundamente com um santo ou santa, transformando essa identificação em um modo de viver. “Precisamos abordar a vida de Santa Terezinha e recordar o que todos nós conhecemos”, disse ele, destacando a vida breve, mas impactante, da santa.
Dom Joel refletiu sobre a grandeza espiritual de Santa Terezinha, que, apesar de não ter frequentado grandes universidades, se tornou padroeira das missões. “A grandeza de Santa Terezinha é a grandeza de quem é pequeno”, afirmou, explicando que para Jesus, ser grande é ser pequeno.
Ele concluiu destacando a importância do amor como a verdadeira grandeza da vida, conforme descoberto por Santa Terezinha. “O amor consola, cuida e protege”, declarou Dom Joel, enfatizando que o amor de Deus é aquele que ama a quem não merece.
A celebração foi encerrada com um convite à oração e à reflexão sobre o testemunho de Santa Terezinha, com Dom Joel pedindo que todos elevassem suas preces em agradecimento pela intercessão da santa.