Dom Joel convidou os fiéis da Paróquia de Guapimirim a verem a vida como uma travessia, mas com o olhar naquele que é nossa esperança: Jesus

No último dia da novena em preparação para a festa de Nossa Senhora da Ajuda, a Paróquia de Guapimirim recebeu o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado. Em sua homilia, aproveitando as leituras do dia da missa e ressaltando o testemunho de São Maximiliano Maria Kolbe, Dom Joel enfatizou que a vida é uma travessia e que, ao fazê-la na companhia de Jesus, todas as dificuldades e desafios são superados.

A missa foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre Luan de Souza Gonçalves, que agradeceu a presença do bispo diocesano, encerrando a novena. Ele fez um convite para que todos os paroquianos e devotos da Virgem Maria participassem da festa, que acontece durante todo o dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, padroeira da cidade de Guapimirim com o título de Nossa Senhora da Ajuda.

Comentando o testemunho de São Maximiliano Maria Kolbe, que doou sua vida no lugar de um prisioneiro, pai de família, no campo de concentração de Auschwitz, para morrer em seu lugar, Dom Joel disse que ele fez a mais difícil de todas as travessias, doar a própria vida pelo próximo. Ele ainda questionou os fiéis sobre “quem fez isto por nós?” e a resposta foi Jesus Cristo, “traído, preso, morto e ressuscitado”. O bispo diocesano afirma que não podemos ficar na morte, pois Jesus é nossa Esperança, já que ele venceu a morte.

Dom Joel destacou que “a vida é uma travessia”, ecoando a trajetória do povo do Testamento que, através da fé, atravessou o rio Jordão. “Assim como o mar Vermelho e o rio Jordão se abriram para o povo de Deus, nossas vidas também podem se transformar quando permitimos que a Palavra de Deus nos guie”, afirmou.

Ele refletiu sobre os momentos desafiadores que parecem rios intransponíveis em nossas vidas, lembrando que, com fé e esperança, podemos superá-los. Ressaltou a importância de pausar na correria cotidiana para rezar, ouvir a Palavra e permitir que Jesus opere em nós. “Que possamos sair com nossos corações mais próximos de Deus”, declarou Dom Joel, convidando os fiéis a abraçarem essa contínua travessia espiritual.

Maria, Mãe celestial, foi lembrada como uma constante intercessora por aqueles que enfrentam dificuldades. “Com a confiança em Deus e a intercessão de Maria, podemos ter esperança”, disse Dom Joel, motivando os fiéis a encontrarem fortaleza na fé.

Finalizando sua mensagem, Dom Joel abençoou a comunidade com palavras de encorajamento: “Que Deus abençoe todos vocês, e que possamos viver com alegria e confiança, superando os desafios com Jesus Cristo ao nosso lado.”

Álbum de fotos: Missa com Dom Joel Paróquia Nossa Senhora da Ajuda Guapimirim

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *