Pesquisar
Close this search box.

Dom Joel consagra seu ministério episcopal na Diocese a Nossa Senhora do Amor Divino

Um dia após tomar posse como sexto bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, celebrou sua primeira missa, no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, em Corrêas, onde está a imagem padroeira da Diocese e coroada pelo Sumo Pontífice. O bispo diocesano afirmou que foi desejo seu que seu primeiro compromisso na Diocese fosse no Santuário, assim como escolheu a data de sua posse, 9 de março, para que pudesse celebrar a Páscoa na Diocese.

Ao concluir a celebração, onde consagrou seu ministério episcopal na Diocese aos cuidados da Virgem Maria, disse que “ontem eu dizia para vocês (referindo-se a posse) usando a frase de Santo Agostinho: para vocês eu sou o bispo, com vocês eu sou o irmão e o irmão caçula. Hoje eu diria para vocês eu sou o bispo, com vocês eu sou romeiro, romeiro da mãe do Divino Amor. Alguém que vem aqui para caminhar com vocês e ao lado de vocês”.

Dom Joel manifestou ainda sua alegria por iniciar sua caminhada na Diocese pelo Santuário Nossa Senhora do Amor Divino. “Podendo começar a minha missão nesse dia, nessa casa, com vocês, com a beleza que é o Santuário estou certo e se alguma dúvida tinha, não há mais, pois a graça de Deus vai caminhar comigo, com vocês e com toda Diocese”.

O gesto de celebrar no Santuário e consagrar seu governo episcopal foi o mesmo realizado pelos seus predecessores, ato iniciado pelo primeiro bispo, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e repetido pelos seus sucessores. Na sua homilia de posse, feita na Catedral, no dia 9 de março, ao agradecer a presença de Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza, Dom Joel afirmou que “sua presença entre nós ratifica em mim a certeza de que eu venho fazer parte de uma história que não começa comigo, mas que, tendo brotado no eterno coração do Bom Deus, aqui se concretizou no trabalho dedicado e tão marcante de D. Cintra, D. Veloso, D. Vaz, D, Filippo e do senhor, D. Gregório”.

Uma das características já marcantes de Dom Joel, desde sua nomeação como bispo de Petrópolis, é o reconhecimento de sua origem e da história diocesana, da qual, desde o dia 31 de janeiro, já faz parte como sexto bispo diocesano. No início da missa, no Santuário, ao ressaltar a importância de iniciar a caminhada aos pés da Virgem Maria, falou sobre a beleza da imagem, ressaltando a beleza da igreja reunida e de sua história.

A missa foi concelebrada pelo Pároco do Santuário, Padre Rodrigo Alberti, pelo Pároco Emérito, Monsenhor Geraldo Policarpo e pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira. Concelebraram ainda o Padre Rodrigo Costa de Souza, diretor espiritual da RCC e Administrador Paroquial de São Jorge e o Padre Luiz Henrique Veridiano, reitor do Seminário Diocesano, com assistência do Diácono Permanente, Cláudio Nelson Portilho.

« de 4 »

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ