Um dia após tomar posse como sexto bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, celebrou sua primeira missa, no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, em Corrêas, onde está a imagem padroeira da Diocese e coroada pelo Sumo Pontífice. O bispo diocesano afirmou que foi desejo seu que seu primeiro compromisso na Diocese fosse no Santuário, assim como escolheu a data de sua posse, 9 de março, para que pudesse celebrar a Páscoa na Diocese.
Ao concluir a celebração, onde consagrou seu ministério episcopal na Diocese aos cuidados da Virgem Maria, disse que “ontem eu dizia para vocês (referindo-se a posse) usando a frase de Santo Agostinho: para vocês eu sou o bispo, com vocês eu sou o irmão e o irmão caçula. Hoje eu diria para vocês eu sou o bispo, com vocês eu sou romeiro, romeiro da mãe do Divino Amor. Alguém que vem aqui para caminhar com vocês e ao lado de vocês”.
Dom Joel manifestou ainda sua alegria por iniciar sua caminhada na Diocese pelo Santuário Nossa Senhora do Amor Divino. “Podendo começar a minha missão nesse dia, nessa casa, com vocês, com a beleza que é o Santuário estou certo e se alguma dúvida tinha, não há mais, pois a graça de Deus vai caminhar comigo, com vocês e com toda Diocese”.
O gesto de celebrar no Santuário e consagrar seu governo episcopal foi o mesmo realizado pelos seus predecessores, ato iniciado pelo primeiro bispo, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e repetido pelos seus sucessores. Na sua homilia de posse, feita na Catedral, no dia 9 de março, ao agradecer a presença de Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza, Dom Joel afirmou que “sua presença entre nós ratifica em mim a certeza de que eu venho fazer parte de uma história que não começa comigo, mas que, tendo brotado no eterno coração do Bom Deus, aqui se concretizou no trabalho dedicado e tão marcante de D. Cintra, D. Veloso, D. Vaz, D, Filippo e do senhor, D. Gregório”.
Uma das características já marcantes de Dom Joel, desde sua nomeação como bispo de Petrópolis, é o reconhecimento de sua origem e da história diocesana, da qual, desde o dia 31 de janeiro, já faz parte como sexto bispo diocesano. No início da missa, no Santuário, ao ressaltar a importância de iniciar a caminhada aos pés da Virgem Maria, falou sobre a beleza da imagem, ressaltando a beleza da igreja reunida e de sua história.
A missa foi concelebrada pelo Pároco do Santuário, Padre Rodrigo Alberti, pelo Pároco Emérito, Monsenhor Geraldo Policarpo e pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira. Concelebraram ainda o Padre Rodrigo Costa de Souza, diretor espiritual da RCC e Administrador Paroquial de São Jorge e o Padre Luiz Henrique Veridiano, reitor do Seminário Diocesano, com assistência do Diácono Permanente, Cláudio Nelson Portilho.