Os desafios éticos e humanos da era digital estiveram no centro de reflexões e debates do IV Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), em Goiânia (GO). O evento foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) e da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A abertura do Congresso teve a presença do arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva. Como grão-chanceler da PUC Goiás e arcebispo local, ele manifestou a alegria e o reconhecimento por acolher o evento na capital goiana.
“Este congresso é resultado de um projeto de leigos, professores e professoras universitários que, vindos das experiências de pastoral universitária, sentiram a necessidade de levar para o nível acadêmico a relação entre ciência e fé. O humanismo solidário representa a perspectiva antropológica da Igreja, a maneira como, à luz da fé, ela vê o ser humano”, destacou.
Matéria completa em Dom João Justino: “O humanismo solidário representa a perspectiva antropológica da Igreja” – CNBB