Como todos os anos, Dom Gregório Paixão, OSB, bispo da Diocese de Petrópolis, lançou mais uma etapa da campanha de doação de sangue, Católico Sangue Bom. “doar sangue é um ato de amor, um gesto de caridade que todos devemos ter para com aqueles que mais precisam”, afirmou o bispo, que esta semana esteve no Banco de Sangue Santa Teresa fazendo a sua doação.
Um dos motivos da campanha é por causa do estoque baixo de sangue e pela proximidade do carnaval. “Nós não podemos relaxar no desejo de fazer o bem. Quero convidar a todos para participarem desta campanha. Todos, independente da denominação religiosa. Mas, convido especificamente os católicos, sejamos solidários”, afirma o bispo.
Dom Gregório Paixão lembra que, uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Nós temos que cumprir aquilo que Jesus nos pediu, porque afinal de contas, além de amar a Deus sobre todas as coisas, devemos amar nossos irmãos como nós mesmos. E doar sangue é um ato de amor”, frisou o bispo diocesano, lembrando que em abril, a Pastoral da Saúde fará nova campanha e desta vez a nível nacional.
As pessoas interessadas e que podem doar sangue devem procurar em Petrópolis o Banco de Sangue Santa Teresa, que fica na Rua Doutor Paulo Hervê, número 1130, no Bingen. A doação pode ser feita todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábado, domingo e feriado.
Para fazer a doação é preciso apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação; ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação); estar em boas condições de saúde. Pesar no mínimo 50 kg.
Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos; Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada). Outras recomendações podem ser pesquisadas no site https://www.doesanguedoevida.com.br/.