O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, participou na manhã de hoje, da solenidade de abertura da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG/CNBB), no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Dom Gregório Paixão disse que a assembleia da CNBB é importante como um testemunho da unidade da Igreja no Brasil.
O encontro do episcopado brasileiro se estende até o dia 28, com 22 sessões ao longo das duas semanas e tem como tema central “Avaliação Global da Caminhada da CNBB (Art. 141 do Regimento em vigor” e ainda outros temas de importância para caminhada da Igreja, nas áreas da Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico e Textos Litúrgicos.
A Assembleia Geral é o órgão supremo da CNBB, é a expressão e a realização maio do afeto colegial, da comunhão e da corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil, conforme definido em seu estatuto. Por isso, a importância da participação de todos os bispos do Brasil, pois além da unidade entre eles, manifestam também, como ressaltou Dom Gregório, a unidade com o Sumo Pontífice, o Papa Francisco.