Dom Gregório Paixão e clero diocesano manifestam tristeza pela morte de Dom Henrique Soares

Diocese

Durante todo o fim de semana, o clero da Diocese de Petrópolis, assim como o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, acompanhou com tristeza a notícia sobre o falecimento e sepultamento de Dom Henrique Soares, 57 anos, bispo da Diocese de Palmares, Pernambuco, vítima do Covid-19.

Nas redes sociais, o clero diocesano lembrou por meio da publicação de fotos o encontro com Dom Henrique Soares, ocorrido em julho de 2019, quando ele foi o pregador do retiro do clero e falou sobre os encontros de Jesus. Ao final do retiro foram muitas as manifestações de alegria, entusiasmo e carinho com Dom Henrique, não apenas pelas suas palavras, mas, sobretudo pelo seu testemunho de vida.

Dom Gregório Paixão manifestou sua tristeza pela perda do amigo e irmão no episcopado, frisando que “conhecer Dom Henrique foi um dos grandes presentes que tive em minha vida” e recordou que ambos tiveram a mesma formação inicial como noviços beneditinos. “Ele tinha um imenso amor à vida monástica. Tentou a vida trapista, mas não pode continuar porque sua saúde era frágil”, comentou o bispo de Petrópolis.

Falando sobre o testemunho vocacional deixado pelo Bispo de Palamares, Dom Gregório Paixão comenta que “sua fé inabalável o fez perseverar no caminho da vida religiosa, e após anos de sacerdócio, foi escolhido para o episcopado”. A amizade entre eles começou quando Dom Henrique Soares era bispo-auxiliar de Aracaju e se consolidou ao longo dos últimos anos.

O Bispo de Petrópolis, referindo-se a Dom Henrique disse que “sua palavra e seu testemunho dispensam apresentações e elogios”. Dom Gregório Paixão afirma que Dom Henrique Soares deixou “um patrimônio excepcional, por meio de sua palavra. Foi um bispo pioneiro no uso da Internet, e dizia que aquele seria um caminho novo para evangelização. Acertou! Bendito seja Deus pela vida desse nosso irmão: curta, mas cheia de santidade”.

Leia mais em Encontros de Jesus tema do retiro do clero

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *