Dom Gregório Paixão abre domingo a porta santa na Catedral de Petrópolis

O Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB publicou Decreto sobre o ano Santo da Misericórdia, que tem início oficialmente em toda Igreja, no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição. No domingo, dia 6 de dezembro, às 11h30, o bispo abre a porta santa em Petrópolis, que será a Catedral São Pedro de Alcântara, onde todos os fiéis católicos deverão visitar ao longo de todo o ano da misericórdia, que termina no dia 20 de novembro de 2016.

A Catedral de Petrópolis é uma das cinco portas santas abertas na Diocese de Petrópolis, formada por oito municípios. As outras portas são: Santuário Nossa Senhora do Amor Divino (Correas/Petrópolis), Santuário de Matosinhos (Paraíba do Sul), Igreja Santa Teresa (Teresópolis) e Poço Bento (Magé). Em todos estes locais, haverá programação especial para receber os fiéis para confissão e momento de oração.

A abertura destas portas santas acontecerá: dia 6 de dezembro, Santuário Nossa Senhora do Amor, em Correas, a partir das 14h; Santuário de Matosinhos, dia 8 de dezembro, às 19h30; Paróquia Santa Teresa, dia 13 de dezembro, a partir das 15h; e Poço Bento, dia 8 de dezembro, às 19h30.

No Decreto, o Bispo Diocesano lembra que o Papa Francisco convocou Ano da Misericórdia, publicando o documento denominado O Rosto da Misericórdia (Misericordiae Vultus). “É um ano dedicado para vivermos santamente as graças e recebermos a indulgência plenária como é de costume na celebração destes tempos fortes para a Igreja”, comenta o Bispo.

Para receber a indulgência, o fiel precisa cumprir algumas regras como: arrependimento sincero dos pecados, confissão, comunhão, oração pelas intenções do Sumo Pontífice, visita a uma das igrejas denominadas portas santas e recitação do Credo. Além disto, conforme estimula e chama atenção o Papa Francisco no documento publicado, o Ano da Misericórdia será um tempo para se retomar as obras de misericórdia corporal e espiritual:

Obras de misericórdia corporal: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espiritual: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos.