A festa no Trono de Fátima este ano teve um grande público ao longo de todo o dia 13 de maio, quando foi celebrado o centenário da Aparição de Nossa Senhora, na cidade de Fátima em Portugal. Ao longo de todo o dia foi celebrada a missa por diversos sacerdotes, sendo que a missa solene, à noite, foi presidida pelo bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão (OSB), após a procissão que subiu a colina do trono.
Devotos marianos e turistas não esconderam a alegria por visitar o Trono de Fátima, construído 30 anos depois da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima e que este ano, vai completar 70 anos em outubro. Dom Gregório Paixão ressaltou a beleza da construção e sua importância para fé em Jesus Cristo, por meio de sua mãe, a Virgem Maria.
O bispo ressaltou ainda que a imagem de Nossa Senhora de Fátima está direcionada para a Catedral São Pedro de Alcântara, pois assim quis o escultor, que ela estivesse olhando para onde está Jesus Cristo. “Na Catedral temos Cristo, vivo e presente na Eucaristia, para onde Maria está olhando”, comentou.
Dom Gregório Paixão lembrou que Deus fala a humanidade, por meio de Nossa Senhora que se manifesta sempre aos mais simples que tem condições de acreditar de imediato. Segundo ele, se as aparições fossem feitas aos intelectuais gastariam tempo discutindo para saber se é verdade ou não, por isso, Nossa Senhora sempre se manifesta aos mais simples, pois tem o coração aberto a Deus.
Falando sobre as aparições de Fatima, o bispo disse que Nossa Senhora pediu as três crianças Lucia, Jacinta e Francisco que acreditassem, depois para que fossem profundos em sua oração, rezando o terço e pedissem a graça da presença de Deus em suas vidas e por fim pede que façam penitência por aqueles que necessitam do amor de Deus.