Pesquisar
Close this search box.

Dom Gregório: “a eucaristia é remédio para nossa vida”

A Solenidade Corpus Christi, celebrado no dia 8 de junho, na Diocese de Petrópolis contou com grande participação dos fiéis e a confecção do tapete, por onde passou o Santíssimo Sacramento, nas 49 paróquias. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, celebrou a festa presidindo a missa, às 9h, no Decanato Santa Teresa, na Paróquia da Várzea, em Teresópolis, e às 15h, na Catedral de Petrópolis. Em ambos, participou da procissão que percorreu as ruas centrais das duas cidades.

Em sua homilia o bispo ressaltou que “no momento crucial da história da humanidade. No momento fundamental da história de Jesus, preocupado com esse povo e seguindo aquilo que ele mesmo ensinou aos Apóstolos. Jesus, não apenas nas ceias, e de modo especial, naquela última ceia deu o pão para alimentar o corpo. Mas, ele mesmo seguiu aquilo que ele havia dito aos Apóstolos: dai-vós mesmos de comer. Ou seja, ele quis se dar totalmente. Ele quis se doar totalmente. E a palavra que nós abraçamos do Evangelho, diz perfeitamente daquilo que Jesus praticou e que também deseja que nós façamos pela vida, apesar de toda nossa limitação”.O bispo continua afirmando que “o Senhor se deu de tal modo que ele quis permanecer em nosso meio como presença viva através do seu corpo e através do seu sangue. Ele se deu totalmente. O seu coração foi totalmente doado para cada um de nós. A sua presença não é uma fantasia que se dá sobre o altar, mas uma verdade sublime, divina, completa, perfeita, eis a grande graça daquilo que realizamos em cada eucaristia, daquilo que nós hoje realizaremos e da adoração que nós fazemos”.

Depois destas palavras, Dom Gregório Paixão frisou que “porque afinal de contas, é Jesus, é seu Corpo, é seu Sangue. É a verdade que o senhor nos deu, porque ele nos prometeu e aquilo que Deus promete, ele cumpre: Eis que estarei convosco até o fim dos tempos. Pela presença espiritual, mas também por essa presença material e divina. Meus irmãos e minhas irmãs, a eucaristia não é privilégio da gente. A eucaristia é remédio para nossa vida. A eucaristia é a antecipação do céu em nosso meio. Aquele mesmo, contemplado pelos anjos e pelos santos, é ele, diante de nossos olhos que nós conseguimos enxergar pela verdade que é a eucaristia, também pela força da nossa fé”.

Em todas as paróquias de forma especial, com criatividade e apoio de diversas pessoas, os tapetes foram confeccionados, permitindo a manifestação pública da fé em Jesus Cristo, vivo e presente na Eucaristia.

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ