A Solenidade Corpus Christi, celebrado no dia 8 de junho, na Diocese de Petrópolis contou com grande participação dos fiéis e a confecção do tapete, por onde passou o Santíssimo Sacramento, nas 49 paróquias. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, celebrou a festa presidindo a missa, às 9h, no Decanato Santa Teresa, na Paróquia da Várzea, em Teresópolis, e às 15h, na Catedral de Petrópolis. Em ambos, participou da procissão que percorreu as ruas centrais das duas cidades.

Em sua homilia o bispo ressaltou que “no momento crucial da história da humanidade. No momento fundamental da história de Jesus, preocupado com esse povo e seguindo aquilo que ele mesmo ensinou aos Apóstolos. Jesus, não apenas nas ceias, e de modo especial, naquela última ceia deu o pão para alimentar o corpo. Mas, ele mesmo seguiu aquilo que ele havia dito aos Apóstolos: dai-vós mesmos de comer. Ou seja, ele quis se dar totalmente. Ele quis se doar totalmente. E a palavra que nós abraçamos do Evangelho, diz perfeitamente daquilo que Jesus praticou e que também deseja que nós façamos pela vida, apesar de toda nossa limitação”.
O bispo continua afirmando que “o Senhor se deu de tal modo que ele quis permanecer em nosso meio como presença viva através do seu corpo e através do seu sangue. Ele se deu totalmente. O seu coração foi totalmente doado para cada um de nós. A sua presença não é uma fantasia que se dá sobre o altar, mas uma verdade sublime, divina, completa, perfeita, eis a grande graça daquilo que realizamos em cada eucaristia, daquilo que nós hoje realizaremos e da adoração que nós fazemos”.
Depois destas palavras, Dom Gregório Paixão frisou que “porque afinal de contas, é Jesus, é seu Corpo, é seu Sangue. É a verdade que o senhor nos deu, porque ele nos prometeu e aquilo que Deus promete, ele cumpre: Eis que estarei convosco até o fim dos tempos. Pela presença espiritual, mas também por essa presença material e divina. Meus irmãos e minhas irmãs, a eucaristia não é privilégio da gente. A eucaristia é remédio para nossa vida. A eucaristia é a antecipação do céu em nosso meio. Aquele mesmo, contemplado pelos anjos e pelos santos, é ele, diante de nossos olhos que nós conseguimos enxergar pela verdade que é a eucaristia, também pela força da nossa fé”.
Em todas as paróquias de forma especial, com criatividade e apoio de diversas pessoas, os tapetes foram confeccionados, permitindo a manifestação pública da fé em Jesus Cristo, vivo e presente na Eucaristia.







