Diocese presente no encontro nacional “Preparando o Jubileu 2025

A Diocese de Petrópolis marcou presença no Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”, que aconteceu nos dias 29 e 30 de janeiro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF).

Representando a Diocese participaram do encontro o secretário diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito Silva, Pároco de Nossa Senhora da Dores em Areal, Padre Jovane da Rosa Carmo, Secretário Executivo do Regional Leste 1 e Administrador de Santo Antônio e Santo Agostinho, Nogueira, e a professora Beatriz Leal, da Paróquia de Raiz da Serra, membro da Comissão de Educação e Cultura do Leste 1 e Nacional da CNBB.

Foram aproximadamente 300 pessoas de todos os regionais e dioceses que responderam ao chamado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”. Na segunda-feira, 29, a mesa de abertura contou com a presença de autoridades eclesiais.

O encontro contou com a presença do representante do Papa Francisco, Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização no Vaticano e uma figura-chave na organização do Jubileu de 2025. Ele compartilhou sobre o significado do Jubileu e alguns dos anseios do Papa Francisco para o próximo Ano Santo, sob o tema “Peregrinos de Esperança”.

Durante sua palestra, dom Rino enfatizou que “o Jubileu precisa da participação de todas as pessoas, pois todos somos peregrinos da esperança”. Embora não pudesse revelar detalhes sobre o que será apresentado pelo Papa em maio de 2024, em sua carta apostólica para o ano jubilar, dom Rino destacou alguns pontos fundamentais. Ressaltou a importância de permanecer fiel ao desejo do povo, como ocorreu no primeiro jubileu da Igreja, em 1300, que surgiu do desejo do povo de Roma e não do clero.

Fonte: CNBB

Mais informações e detalhes sobre o encontro e o calendário do Jubileu acesse o link: https://www.cnbb.org.br/tag/jubileu-2025/