A Diocese de Petrópolis iniciou um programa de formação para a Pastoral do Dízimo com a assessoria da Dominus Evangelização e Marketing, começando com um encontro para o clero diocesano e para os seminaristas. A mesma formação será apresentada nos quatro decanatos da Diocese, iniciando no dia 12 de julho, com o Decanato São Pedro de Alcântara, na Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra.
No dia 13, no Decanato Santa Teresa, na Paróquia Santa Teresa, em Teresópolis. No dia 19 de julho, a formação acontecerá no Decanato São José de Anchieta, na Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Piedade, em Magé. No dia 20 de julho, no Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, na Paróquia São João Batista, na Posse, em Petrópolis.
A programação dos cursos está sendo conduzida pelo coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo, Padre Carlos Magno Teodoro Ribeiro, e pelo Ecônomo da Diocese, Padre Jorge Pacheco de Medeiros. Durante a formação, Padre Carlos Magno faz a abertura, com uma apresentação sobre a importância deste trabalho e sobre a Dominus Evangelização, que há muito tempo trabalha com o programa de mentoria do dízimo para as paróquias.
Na formação com os padres, entre os temas abordados, foram discutidos ‘A Paróquia como lugar de acolhida’ e ‘Gestão da sustentabilidade evangelizadora: a priorização da Pastoral do Dízimo’. O encontro de formação, com a presença dos padres e seminaristas, realizado em Teresópolis, foi concluído com um momento de confraternização.
Nos encontros que acontecerão nos decanatos, das 7h30 até às 17h30, serão abordados, entre outros temas, a ‘Sustentabilidade Evangelizadora’, ‘A jornada da evangelização do dizimista’, além da discussão sobre planejamento e o que funciona para uma Pastoral do Dízimo. A expectativa é que cada paróquia envie dez representantes, sendo cinco pessoas ligadas à Pastoral do Dízimo, três pessoas de Pastorais, uma pessoa da Pascom e um secretário paroquial.








