Diocese estrutura Secretariado de Pastoral

Com objetivo de estruturar o Secretariado de Pastoral da Diocese de Petrópolis, foi realizado no dia 8 de junho, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, um encontro com sacerdotes, seminaristas, leigos e leigas representando vários setores diocesanos. O objetivo é que este grupo, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado e coordenação do Padre Alexander de Brito Silva ajudem na organização do trabalho pastoral na Diocese.

Utilizando o método de conversação no Espírito, usado na primeira fase do Sínodo dos Bispos, os participantes foram convidados a refletirem sobre a organização pastoral na Diocese, sua identidade missionária e se as ações e atividades realizadas fazem parte de um plano de pastoral de conjunto dentro uma articulação que favoreça a missão. Divididos em dois grupos, os participantes tiveram a oportunidade, seguindo o método, de responder ao questionamento.

No segundo momento, a partir de trechos da Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário do Ano 2025, os representantes dos vários segmentos da Diocese voltaram a se reunir em grupos, respondendo aos questionamentos apresentados. Dentre as questões abordadas está de promover uma divulgação e esclarecimento da importância do Jubileu.