Diocese de Petrópolis retoma assento no Conselho Municipal de Turismo com foco na valorização do patrimônio religioso

A Diocese de Petrópolis voltou a integrar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), após participar do IV Fórum Municipal de Turismo, realizado no dia 4 de dezembro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A representação da Igreja no conselho será feita por Rogério Tosta e Lucas da Silva, membros indicados a partir da articulação com a recém-criada Pastoral do Turismo da Diocese, coordenada por Márcio Rosa.

A eleição e posse dos novos conselheiros da sociedade civil aconteceram durante o Fórum, que reuniu autoridades e representantes do setor para apresentar os avanços e projetos em desenvolvimento no turismo municipal e estadual. A presença da Diocese no Comtur é vista como estratégica, especialmente pela relevância do patrimônio histórico e cultural das igrejas da cidade, com destaque para a Catedral São Pedro de Alcântara, um dos principais pontos turísticos e religiosos de Petrópolis.

“A participação da Diocese no Comtur é uma oportunidade de contribuir com a valorização do turismo religioso, que é uma expressão de fé e também um importante vetor de desenvolvimento local”, destacou Rogerio Tosta.

Durante o evento, o secretário municipal de Turismo, Pablo Kling, agradeceu o apoio do prefeito Hingo Hammes e do Governo do Estado, ressaltando a importância da união entre os diversos segmentos representados no conselho. “Seguimos juntos com o objetivo de atrair mais turistas e visitantes e fortalecer os nossos produtos turísticos. O turismo gera renda e movimenta a economia”, afirmou Kling, que assumirá a presidência do Comtur em janeiro de 2026.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, também esteve presente na abertura do Fórum e reforçou o compromisso do governo estadual com o fortalecimento dos eventos tradicionais nas cidades do interior do Rio de Janeiro.

Charles Rossi, atual presidente do Comtur, que encerra seu mandato no fim deste ano, agradeceu a colaboração de todos os conselheiros durante sua gestão.

A presença da Diocese no Comtur reforça o papel da Igreja na promoção da cultura, da história e da espiritualidade, contribuindo para um turismo que respeita e valoriza a identidade religiosa do povo petropolitano.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *