Diocese de Petrópolis realiza Congresso Eucarístico com atividades em todas as paróquias

A Diocese de Petrópolis, entre os dias 13 e 20 de novembro, realiza o Congresso Eucarístico Por Decanato, com atividades em todas as 48 paróquias, além dos encontros por decanato, que ocorrem nos dias 15 e 20 de novembro. A realização desta semana eucarística, ocorre junto com o Congresso Eucarístico Nacional, de 11 a 15 de novembro, em Recife, sendo uma preparação para o Congresso Eucarístico Diocesano, que acontecerá, no dia 1º de maio de 2023, quando se comemora também os 80 anos do Congresso Eucarístico pelo Centenário de Petrópolis.

Dom Gregório Paixão, OSB, bispo da Diocese de Petrópolis, convida todos os fiéis católicos e toda população dos oito municípios que formam a Diocese para viverem esta semana de oração, louvor e formação. “Em comunhão com o Congresso Eucarístico Nacional, nossa Diocese vai viver, com profunda alegria, o Congresso Eucarístico Por Decanato, com diversas atividades paroquiais, unindo-nos em oração, louvor e formação pela Santa Eucaristia”, afirmou o bispo.

O bispo diocesano ressaltou ainda que a Eucaristia, presença viva de Cristo, é celebrada em todos os momentos na Diocese de Petrópolis. Não apenas com a celebração da Santa Missa, quando se renova o mistério da Paixão de Jesus, mas, nos diversos encontros, onde sempre tem um local para adoração do Santíssimo Sacramento.

O uso da hashtag – #somosumadioceseeucaristica – simboliza uma realidade vivida pelos católicos dos municípios que formam a Diocese. Em maio de 1943, três anos antes da criação da Diocese foi realizado o Congresso Eucarístico do Centenário de Petrópolis, e nove anos depois, em maio de 1955, aconteceu o Congresso Eucarístico Diocesano, sob a coordenação do bispo de Petrópolis, empossado em 1948, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra.

Ao convocar o Ano Eucarístico Diocesano, em abril deste ano, para ser encerrado com a festa de Corpus Christi em 2023, Dom Gregório Paixão ressaltou a necessidade de “a fervorar a vida eucarística dos fiéis”, ressaltando que por dois anos, a participação presencial dos fiéis as celebrações foram prejudicadas pela pandemia causada pela Covid-19. O bispo diocesano afirma que, ao longo dos últimos dois anos, pode perceber que o povo nunca perdeu sua fé e que o estímulo para retomada da vida eucarística está em sintonia com a Igreja no Brasil pela realização do Congresso Eucarístico Nacional e com o Papa Francisco.

Durante toda a semana, os fiéis vão poder participar de várias atividades nas 48 paróquias da Diocese, que estão localizadas nos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Areal e ainda nos distritos de Bemposta em Três Rios e Sebollas e no Santuário de Matosinhos em Paraíba do Sul.

Mais informações e a programação no site da Diocese de Petrópolis – www.diocesepetropolis.org.br