A Diocese de Petrópolis dá início nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, às 13h, ao Retiro Quaresmal on-line, uma proposta de oração e aprofundamento espiritual para este tempo de conversão, a partir do tema da Campanha da Fraternidade: a moradia. Iluminado pelo lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), o retiro será transmitido pelo canal Webtv Amor Divino, no YouTube, e em todas as redes sociais da Diocese, retomando a experiência positiva vivida com a Novena on-line de Natal.
Ao longo das cinco semanas da Quaresma, sempre às segundas-feiras, será disponibilizado um novo encontro do Retiro Quaresmal, gravado em diferentes comunidades da Diocese de Petrópolis. Cada encontro contará com um momento de oração, a bênção de um sacerdote e o testemunho de alguém que enfrenta ou enfrentou o sofrimento da falta de moradia, ajudando os fiéis a rezar a partir da realidade concreta de tantas famílias.
Segundo o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, o Tempo da Quaresma é uma ocasião privilegiada para a preparação espiritual, de modo que toda a Igreja possa viver as celebrações da Semana Santa como um verdadeiro grande retiro. Nesta perspectiva, o retiro on-line quer ser um auxílio para que os católicos acolham a graça deste tempo e se preparem bem para a Páscoa, quando celebram a ressurreição de Jesus.
Além de refletir sobre o direito à moradia e as dores de quem não tem um lar digno, Dom Joel destaca que a Diocese quer ajudar os fiéis a contemplar a presença de Cristo no meio de nós, como afirma o lema da Campanha da Fraternidade: “Ele veio morar entre nós”. Citando o hino da Campanha, o bispo recorda que “o Verbo fez moradia no presépio da simplicidade: vem morar como pobre sofrido, transformando a dor em bondade”.
Ao lembrar o grande amor de Deus revelado em Jesus, Dom Joel costuma remeter ao mistério da cruz, quando Cristo, mesmo injustamente condenado, reza ao Pai: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Para o bispo, esta atitude de misericórdia inspira a Igreja a olhar com compaixão para os que sofrem, especialmente os que não têm onde morar, e a transformar a oração quaresmal em gestos concretos de fraternidade.
Assim, o Retiro Quaresmal da Diocese de Petrópolis se apresenta como um convite a viver intensamente a Quaresma: escutando a Palavra, rezando em comunidade – ainda que à distância –, meditando a presença de Cristo que “veio morar entre nós” e deixando-se comprometer com a vida e a dignidade dos irmãos mais pobres, em vista da alegria pascal.





