Diocese de Petrópolis inicia Retiro Quaresmal on-line inspirado na Campanha da Fraternidade sobre moradia

A Diocese de Petrópolis dá início nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, às 13h, ao Retiro Quaresmal on-line, uma proposta de oração e aprofundamento espiritual para este tempo de conversão, a partir do tema da Campanha da Fraternidade: a moradia. Iluminado pelo lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), o retiro será transmitido pelo canal Webtv Amor Divino, no YouTube, e em todas as redes sociais da Diocese, retomando a experiência positiva vivida com a Novena on-line de Natal.

Ao longo das cinco semanas da Quaresma, sempre às segundas-feiras, será disponibilizado um novo encontro do Retiro Quaresmal, gravado em diferentes comunidades da Diocese de Petrópolis. Cada encontro contará com um momento de oração, a bênção de um sacerdote e o testemunho de alguém que enfrenta ou enfrentou o sofrimento da falta de moradia, ajudando os fiéis a rezar a partir da realidade concreta de tantas famílias.

Segundo o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, o Tempo da Quaresma é uma ocasião privilegiada para a preparação espiritual, de modo que toda a Igreja possa viver as celebrações da Semana Santa como um verdadeiro grande retiro. Nesta perspectiva, o retiro on-line quer ser um auxílio para que os católicos acolham a graça deste tempo e se preparem bem para a Páscoa, quando celebram a ressurreição de Jesus.

Além de refletir sobre o direito à moradia e as dores de quem não tem um lar digno, Dom Joel destaca que a Diocese quer ajudar os fiéis a contemplar a presença de Cristo no meio de nós, como afirma o lema da Campanha da Fraternidade: “Ele veio morar entre nós”. Citando o hino da Campanha, o bispo recorda que “o Verbo fez moradia no presépio da simplicidade: vem morar como pobre sofrido, transformando a dor em bondade”.

Ao lembrar o grande amor de Deus revelado em Jesus, Dom Joel costuma remeter ao mistério da cruz, quando Cristo, mesmo injustamente condenado, reza ao Pai: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Para o bispo, esta atitude de misericórdia inspira a Igreja a olhar com compaixão para os que sofrem, especialmente os que não têm onde morar, e a transformar a oração quaresmal em gestos concretos de fraternidade.

Assim, o Retiro Quaresmal da Diocese de Petrópolis se apresenta como um convite a viver intensamente a Quaresma: escutando a Palavra, rezando em comunidade – ainda que à distância –, meditando a presença de Cristo que “veio morar entre nós” e deixando-se comprometer com a vida e a dignidade dos irmãos mais pobres, em vista da alegria pascal.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *