A Diocese de Petrópolis se une com alegria à celebração do Ano de São Francisco de Assis, proclamado pelo Papa Leão XIV (Decreto da Penitenciaria Apostólica), que se estende de 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027, em memória dos 800 anos da morte do santo de Assis. Para Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, esta celebração tem um significado ainda mais especial pois coincide com os 80 anos de criação da Diocese, marcada profundamente pela presença e atuação da família franciscana.
“Esta unidade na Diocese não se faz apenas por ser um ano de celebração em toda a Igreja, mas porque, ao celebrarmos nossos 80 anos de criação, temos muito a agradecer à família franciscana pelo grande trabalho de evangelização ao longo destas oito décadas”, afirmou Dom Joel.
Ao longo da história da Diocese, frades, irmãs e leigos franciscanos deixaram marcas profundas nas comunidades paroquiais, evangelizando, formando comunidades e testemunhando o Evangelho com o mesmo ardor de São Francisco de Assis.
O bispo diocesano recordou com carinho nomes como Frei Antônio Moser, Frei Aniceto, Frei Leão, além das religiosas de diversas congregações femininas que seguem a espiritualidade franciscana, entre elas: Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo e as Franciscanas de Santa Maria dos Anjos e os membros da Ordem Terceira Franciscana, que contribuíram com dedicação e amor à missão da Igreja.
A Diocese de Petrópolis conta hoje com a presença das três ordens franciscanas masculinas – Frades Menores, Capuchinhos e Conventuais – além de diversas capelas e comunidades dedicadas a São Francisco de Assis. Diante disso, Dom Joel expressou o desejo de que o Ano Jubilar Franciscano seja vivido intensamente em todos esses locais, como expressão de fé e gratidão.
Dom Joel conclui convidando todos os fiéis da Diocese a viverem este tempo de graça com espírito de esperança e renovação: “Que este jubileu nos ajude a redescobrir a beleza da simplicidade evangélica, da fraternidade e da paz, tão urgentemente necessárias em nosso tempo. Que São Francisco de Assis continue a inspirar nossa caminhada como Igreja, especialmente neste ano em que celebramos também nossa própria história de fé.”
Oração do Papa Leão XIV
São Francisco, nosso irmão, vós que há oitocentos anos
fostes ao encontro da irmã Morte como um homem em paz,
intercedei por nós junto ao Senhor.
Na cruz de São Damião, reconheceste a verdadeira paz;
ensina-nos a buscar n’Ele a fonte de toda reconciliação
que derruba todas as barreiras.
Vocês que, desarmados, cruzaram as linhas da guerra
e da incompreensão,
deem-nos a coragem de construir pontes
onde o mundo ergue fronteiras.
Neste tempo marcado por conflitos e divisões,
interceda para que nos tornemos pacificadores:
testemunhas desarmadas e que desarmam a paz que vem de Cristo.
Amém.





