Diáconos elegem nova presidência da Comissão Diocesana do Diaconato Permanente

Em clima de comunhão e compromisso com a missão evangelizadora da Igreja, a Comissão Diocesana do Diaconato Permanente da Diocese de Petrópolis realizou, no dia 8 de fevereiro, uma assembleia extraordinária para a eleição de sua nova diretoria. O encontro, que aconteceu na Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra, contou com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, que destacou a importância do ministério diaconal na vida e na ação pastoral da Igreja.

Foi eleito como novo presidente da Comissão o Diácono Cláudio José do Amaral, conhecido como Diácono Binho, que assume a missão com espírito de serviço e gratidão. “Agradeço a confiança de todos e me coloco à disposição para este novo tempo. Mas sei que nada se faz sozinho. Conto com o apoio de cada irmão diácono para que possamos caminhar juntos, sempre atentos à voz do Senhor que nos chama a servir”, afirmou o novo presidente.

Durante a assembleia, Dom Joel ressaltou que a atuação dos diáconos permanentes é um verdadeiro marco na celebração dos 80 anos da Diocese de Petrópolis. “Os diáconos são uma força evangelizadora dentro da Igreja. Unidos a toda a Diocese, são chamados a estar presentes nas paróquias, nas pastorais, nos movimentos e nas comunidades, levando a Palavra, servindo aos irmãos e testemunhando o amor de Cristo”, afirmou o bispo, que também agradeceu o empenho e a dedicação dos diáconos em suas diversas frentes de missão.

A eleição foi acompanhada pelo Assessor Eclesiástico da Comissão, Padre Agnaldo Andrade dos Santos, e pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito Silva, pároco anfitrião da assembleia.

Alexandre de Castro Silva, Alberto Antônio Pinto Rezende, Neilo Pinto Camargo, Walace de Souza Nascimento, Cláudio José do Amaral (Binho) e Vagner Corrêa de Lima

A nova diretoria da Comissão Diocesana do Diaconato Permanente é composta pelos seguintes diáconos:

  • Presidente: Cláudio José do Amaral (Binho)
  • Vice-Presidente: Alexandre de Castro Silva
  • 1º Secretário: Neilo Pinto Camargo
  • 2º Secretário: Walace de Souza Nascimento
  • 1º Tesoureiro: Alberto Antônio Pinto Rezende
  • 2º Tesoureiro: Vagner Corrêa de Lima
Paulo César da Silva Jesus, Dom Joel, Emerson de Araújo Lima, Carlos Coelho Cerqueira, Padre Agnaldo e o novo presidente, Diácono Binho

Para o Conselho Fiscal foram eleitos os diáconos Carlos Coelho Cerqueira, Emerson de Araújo Lima e Paulo César da Silva Jesus.

Ao encerrar seu mandato como presidente da Comissão, o Diácono Francisco Carlos de Assis Borchio expressou sua gratidão a Deus e à Igreja pelo tempo de serviço. Em sua fala, fez um apelo aos irmãos diáconos: “Sejamos sempre disponíveis para a missão que Jesus nos confiou. O povo de Deus espera de nós testemunho, presença e dedicação”.

Libânio Pinto Benevente Filho, Francisco Carlos de Assis Borchio, Luciano Schmidt, , Cláudio José Pereira de Medeiros, Alberto Antônio Pinto Rezende e João Eliseu Padilha

A diretoria anterior foi composta pelos diáconos Francisco Carlos de Assis Borchio, Luciano Schmidt, João Eliseu Padilha, Cláudio José Pereira de Medeiros e Alberto Antônio Pinto Rezende. O Conselho Fiscal anterior era formado pelos diáconos Gilmar da Silva Pinto, Libânio Pinto Benevente Filho e Marco Aurélio de Carvalho.

A assembleia reforçou o papel essencial dos diáconos permanentes na vida da Igreja, especialmente em tempos de tantos desafios pastorais. Com espírito de serviço e fidelidade ao Evangelho, os diáconos seguem sendo presença viva de Cristo Servo no meio do povo, colaborando com os presbíteros e animando as comunidades com sua entrega e testemunho.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *