Curso para os Bispos na Arquidiocese do Rio de Janeiro com o tema: “A transmissão da fé num mundo em transformação”

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro promove na última semana de janeiro, o tradicional Curso para os Bispos, essa já será a trigésima quinta edição em andamento desde o dia 26. O curso aborda diversos temas que ajudam os bispos no pastoreio de suas dioceses nos dias de hoje, ainda mais que estamos num mundo em constante transformação. Por isso, o tema dos cursos sempre vai de encontro com a realidade atual em que o mundo vive, sobretudo agora nesse século XXI e tem se acentuado na última década a questão da inteligência artificial, o uso das redes sociais e outros avanços tecnológicos.

Dessa forma, e diante da realidade apresentada escolhemos como tema para essa trigésima quinta edição do Curso para os Bispos o seguinte: “A transmissão da fé num mundo em transformação”. O mundo está em transformação, seja a transformação tecnológica, como a transformação de valores, e a Igreja por meio dos bispos está no meio de tudo isso e precisa manter viva a transmitir a fé.

O curso sempre ocorre na última semana de janeiro, como sabemos é um mês de férias, por isso, o convite sempre fica aberto para os bispos que desejam participar. É necessário sempre estar em formação, se aprofundando em temas pertinentes na qual os bispos enfrentarão no dia a dia. O curso dos bispos promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, não visa tomar o lugar da assembleia que já ocorre, mas é uma oportunidade dos bispos se encontrarem, trocarem ideias e experiencias e estudarem mais um pouco e descansarem.

O curso acontece desde 1990, numa feliz iniciativa do sempre lembrado Cardeal Eugenio Araújo Sales junto com seu então bispo auxiliar, D. Karl Josef Romer, e já é tradição: muitos bispos já esperam esse encontro, inclusive bispos eméritos que desejam participar, e mesmo os que já foram em anos anteriores retornam. Até mesmo durante a pandemia de Covid-19 ocorreu o encontro, apenas em 2021 e em 2022, o curso foi online justamente devido a pandemia.

Esse curso foi uma feliz iniciativa de nosso amado predecessor, o saudoso Cardeal Eugenio de Araujo Sales, que inaugurou este curso, com a presença do Cardeal Joseph Ratzinger, como um momento de formação permanente, estudo, convivência e partilha entre os bispos no Brasil.

De certa forma esse curso proporciona uma interação entre conferencista e participantes, além de uma abertura a partilha de experiências do ministério. Além de promover um sentido de colegialidade, promovendo a convivência fraterna, e além dos estudos, um merecido descanso e passeio nos pontos turísticos do Rio de Janeiro. O intuito de participar do curso não é chegar a conclusões e nem lançar documentos, mas vale a reflexão e o aprofundamento nos temas.

Rezemos ao Espírito Santo para que continue nos assistindo ao longo do encontro, e permita aos bispos fazerem a experiência da unidade entre todos. Que as reflexões que estão sendo debatidas ao longo dessa semana permitam aos bispos se aprofundarem no tema e discuti-los em suas respectivas dioceses com os padres, religiosos, consagrados, e grupos de pastoral.

A cada ano diversos bispos são convidados para ministrarem as palestras durante o curso, para esse ano os convidados são: Dom Carlo Maria Polvani, Secretário do Dicastério para Cultura e Educação, Prof. Dr. Pe. Tanzella – Nitti, pesquisador adjunto do observatório do Vaticano, Pe. Dr. Riccardo Bollati, chefe de sessão doutrinal do Dicastério para a Doutrina da Fé, especialista em Doutrina Social da Igreja. Pe. Luiz Henrique Brandão de Figueiredo, da PUC Goiânia e membro do colégio de consultores e do conselho presbiteral e Pároco da paróquia Santa Genoveva. Professor Dr. Marcelo Alves, professor do departamento de comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O episcopado brasileiro e latino-americano se preocupa bastante com o futuro da Igreja e como evangelizar num mundo tão transformado. Os anos vão passando e a Igreja tem que chegar aos meios de comunicação, internet, Whatzapp, Youtube e, de alguma forma se comunicar aos fiéis.

Este curso acontece logo em janeiro, no começo do ano, para que os assuntos tratados no curso possam ser discutidos ao longo do ano nas dioceses, e os bispos saiam com as ideias na cabeça para depois serem colocadas em prática.

Rezemos pelo episcopado brasileiro e por todos os bispos que estão no curso, e para que esse curso seja proveitoso para todos e os temas discutidos sejam de grande valia para todos ao longo do ano. Acompanhemos com as nossas orações o curso que seja um tempo de estudo e de graça e que Espírito Santo renove o coração de cada um.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Foto: Gustavo de Oliveira – ArqRio

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *