Cruz Jubilar do Regional Leste 1 inicia peregrinação na Diocese de Petrópolis

A Cruz Jubilar do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chega amanhã, dia 1º de fevereiro, ao Santuário Jubilar Poço Bento, em Magé, para dar início à sua peregrinação na Diocese de Petrópolis. A Cruz será recebida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, que presidirá a missa às 10h30, no Poço Bento.

Após a celebração, a Cruz Jubilar segue para o Decanato Santa Teresa, em Teresópolis, onde permanecerá no Santuário Jubilar Igreja Santa Teresa durante todo o Jubileu da Vida Consagrada, celebrado no domingo.

Na próxima semana, a Cruz visitará o Decanato São José de Anchieta, percorrendo diversos locais como sinal de esperança diante de tantos desafios cotidianos.

A Cruz Jubilar é caracterizada por ser vazada, o que permite a visualização de ambos os lados, e traz símbolos doados pelas arquidioceses e dioceses do Regional Leste 1:

  • Arquidiocese de Niterói: A logo da Pastoral da Aids, que chama atenção para os desafios enfrentados pelas pessoas infectadas pelo vírus HIV e outras doenças preveníveis que ainda levam jovens à morte.
  • Diocese de Petrópolis: A terra do Morro da Oficina, em Petrópolis, local de um desastre ocorrido em fevereiro de 2022 que resultou na morte de dezenas de pessoas.
  • Diocese de Nova Friburgo: Pedaços de panos recolhidos nas atividades da Pastoral de Rua, representando a realidade das pessoas em situação de rua.
  • Diocese de Campos: Um pedaço de árvore incendiada, como alerta para os constantes desmatamentos e a crise climática que afeta o planeta.
  • Administração Apostólica São João Maria Vianney: A imagem do Nascituro, simbolizando a defesa da vida em todas as suas fases, sobretudo na luta contra o aborto.
  • Diocese de Itaguaí: Materiais de lixo recolhidos na orla, representando a poluição dos oceanos.
  • Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda: O pó gerado pela Companhia Siderúrgica Nacional, um reflexo da poluição local.
  • Diocese de Novo Iguaçu: Panos com sangue, destacando temas relacionados à violência e suas consequências.
  • Diocese de Duque de Caxias: A poluição dos rios, chamando atenção para a crise ambiental.
  • Diocese de Valença: Uma foto do estado do Rio de Janeiro com uma mancha vermelha, simbolizando os homicídios de jovens.
  • Arquidiocese do Rio de Janeiro: Projéteis de fuzil, um retrato da violência que assola a região.

A reprodução das notícias e fotos é autorizada desde que contenha a assinatura: Ascom/Diocese de Petrópolis

Para mais informações ascom@diocesepetropolis.com.br

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ