A Cruz da Esperança, do Regional Leste 1, segue em peregrinação pela Diocese de Petrópolis até sábado, dia 8 de fevereiro, visitando diversos locais no Decanato São José de Anchieta.
Segundo a programação, no dia 6 de fevereiro, a cruz estará em comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piabetá. Já no dia 7 de fevereiro, visitará a Paróquia Imaculada Conceição, em Raiz da Serra. Na manhã do sábado, 8 de fevereiro, partirá para a Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra.
No dia 6 de fevereiro, a programação começa às 8h, com a passagem da Cruz pelo lixão de Bongaba, seguindo para a Igreja Nossa Senhora Aparecida. Ao meio-dia, haverá a oração do Angelus; às 15h, o Terço da Misericórdia; e às 17h, a concentração na Igreja Matriz. Às 17h30, a cruz seguirá para a Praça 7 de Setembro, onde será rezado o Terço Mariano, e, por fim, às 19h, ocorrerá a Celebração da Palavra na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.
A Cruz da Esperança chegou à Diocese de Petrópolis no dia 1º de fevereiro, sendo recebida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, e pelos padres do Decanato São José de Anchieta, no Santuário Jubilar Poço Bento, em Magé. Após a missa, a cruz seguiu para o Santuário Jubilar Igreja Santa Teresa, em Teresópolis, onde permaneceu até domingo à tarde para o Jubileu da Vida Consagrada.
A partir da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Parada Modelo, Guapimirim, iniciou-se a peregrinação por diversos locais importantes, incluindo a Fazenda Esperança Feminina, o presídio de Magé e a Comunidade Servos da Divina Misericórdia. Em seguida, percorreu o calçadão de Magé, passou pela Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Piedade, e visitou o Hospital de Magé e o Lar São Vicente de Paula.