CPD: Uma nova proposta para Assembleia Diocesana

Com a proposta de escuta, foi apresentado aos representantes das paróquias, movimentos e pastorais do Decanato São José de Anchieta, a proposta para Assembleia Diocesana, que acontecerá, no dia 15 de novembro, na Paróquia Imaculada Conceição, em Raiz da Serra. A estrutura da Assembleia foi apresentada pelo Diácono Permanente, Marco Carvalho, conhecido como Diácono Marquinho, coordenador diocesano da Pastoral do Batismo.

Ele iniciou a apresentação falando da próxima reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD), que acontecerá no dia 2 de setembro e pela primeira vez será na sede da Mitra Diocesana, localizada na Rua Monsenhor Bacelar, 590, Valparaíso, onde funciona também o Educandário Terra Santa. Este encontro tem início às 8h30, com conclusão prevista para às 11h30. De acordo com o Diácono Marquinho será a preparação para a Assembleia Diocesana e por isso a presença dos representantes paroquiais é fundamental, assim como dos movimentos e pastorais.

O tema central da Assembleia será “À Luz da Fé avaliar nossa caminhada, pastoral e missão”, que será o mesmo tema para fazer a escuta dos agentes das de cada Pastoral, Movimento, Comunidade, Diáconos e Padres. O objetivo é que cada coordenador diocesano desses segmentos diocesanos façam a escuta de seus agentes e elaborem um relatório, que será entregue ao representante no Conselho Pastoral Diocesano para ser apresentado na Assembleia Diocesana.

O Diácono Permanente, Marco Carvalho apresentou a estrutura da Assembleia Diocesana que acontece em novembro

Ao contrário dos anos anteriores, este ano, com o processo de escuta, o número de participantes na Assembleia Diocesana será menor. Porém, como destacou o decano de São José de Anchieta, Padre Leonardo Tassinari, Pároco de Nossa Senhora da Piedade em Magé, desta vez as pessoas vão ter a oportunidade de participar de um processo, serem ouvidas e apresentar sugestões para serem trabalhadas na Diocese.

Para realizar o trabalho de escuta na Assembleia, os participantes serão divididos em 15 grupos, com um relator cada grupo. Como o número de representantes na Assembleia será reduzido, por delegados indicados pela paróquia, pastoral e movimento é importante que todos participem do processo de escuta, que antecede a Assembleia.

Os participantes na Assembleia serão divididos pelos seguintes grupos: (1)Paróquia 1; (2)Paróquia 2; (3)Paróquia 3; (4)Paróquia 4; (5)Espiritualidade; (6)Família; (7)Novas Comunidades; (8)Religiosos (as); (9)Pastorais Sociais; (10)Catequese, Educação e IAM; (11)Seminaristas; (12)Diáconos; (13)Padres; (14)Pascom, Comidi e IAM; (15)Juventude, Vocacional e Liturgia.

Nestes grupos será apresentado o trabalho de escuta, com discussão sobre o tema da Assembleia. Ao final de todo trabalho, será apresentado um relatório com propostas e orientações para o próximo ano a ser trabalho dentro de uma pastoral de conjunto na Diocese de Petrópolis.