Corpus Christi na Paróquia São Pedro

17 06 2017 Corpus Christi em São Pedro Teresópolis
Clique e veja o álbum de fotos

Com grande júbilo, a Paróquia São Pedro em Teresópolis celebrou a solenidade de Corpus Christi. Esta é a festa do corpo e sangue do nosso Senhor Jesus Cristo. O Senhor que veio neste mundo e quis perpetuar-se com seu amor, sua vida, no eu corpo e sangue na Igreja.

Esta festa teve iniciou-se após um pedido de São Thomaz de Aquino que pede ao Papa Urbano uma celebração onde toda a Igreja, de todo mundo, adorasse ao nosso Senhor.

Façamos memória… Em dois domingos da Quaresma nós falávamos do Evangelho da Samaritana e do cego de nascença. Nestes domingos temos dois elementos importantes para a nossa fé. No Evangelho da Samaritana a água que representa o nosso batismo e no Evangelho do cego de nascença a luz que significa a fé.

Hoje neste dia santo temos um outro sinal para acreditarmos: o pão. Quantas vezes m seu Evangelho o Senhor nos fala do pão? A Igreja mesmo é comparada como um recipiente cheio de trigo que necessita de fermento para crescer.

Diante de tudo nós percebemos que o Senhor utiliza do pão como sinal, como elemento para se aproximar de nós. Para nós dar força física e espiritual assim como fez com o povo de Israel no deserto onde mandou o Maná para alimentar a fé e o corpo.

O Senhor se dá a nós como pão, como força. Ele nos alimenta nos dá a vida, nos fortalece nas batalhas da vida. Ao nos alimentarmos de nosso Senhor, reconhecemos que precisamos de uma força maior que nós: Deus!

Meus irmãos e minhas irmãs, nós não temos direito sobre a Eucaristia. Não é um direito nosso porque não somos servos, somos amigos e como amigos somos convidados a comungar. Devemos comungar porque nos foi ofertado, porque somos filhos de Deus, somos todos filhos de Deus independente das nossas misérias ou dos nossos pecados.

Devemos encher os nossos corações de alegria porque somos acolhidos, recebidos e abraçados pelo Senhor. Precisamos, realmente, do Senhor e assim estaremos sempre nutridos e próximos. Esta celebração é uma forma que nosso Senhor achou de nos chamar a atenção para importância da Eucaristia, para nos fazer refletir como estamos tratando a Eucaristia, que importância estamos dando.

A Eucaristia não é um símbolo. A Eucaristia não é uma representação. A Eucaristia é o próprio Deus que se dá a cada um de nós. Por isso devemos tratar a Eucaristia com muito amor e respeito e adorar este Deus que se faz tão pequeno em um pedaço de pão, mas que se torna imenso. Que possamos agradecer ao nosso Senhor que se dá neste altar na santa Eucaristia. Amemos ao nosso Senhor!