Entre os dias 16 e 17 de novembro, aconteceu em Aparecida a 32ª e 37ª Convenção e Romaria Nacional do Movimento Serra, que contou com a participação de mais de 600 serranos de todo o Brasil. A Diocese de Petrópolis foi representada pelo Reitor do Seminário, Padre Luiz Henrique, pelos seminaristas João Vitor e Willian, da Pastoral Vocacional Diocesana, e pela coordenadora distrital do Movimento Serra de Petrópolis, Gracinha.
O evento teve como tema o documento do Santo Padre, Francisco, “Fratelli Tutti”. O Pe. Levi, da Diocese de União da Vitória, no Paraná, destacou em sua palestra a necessidade fundamental da unidade fraterna entre os membros do Movimento Serra. Durante a convenção, foi eleita a nova diretoria do Movimento Serra do Brasil, presidida por Luiz Albino.
Foram partilhadas experiências pastorais das diversas Comunidades Serra no Brasil, com destaque para um expressivo grupo de serranos vindos de Parintins e Santarém, na Região Norte do país, que fundaram comunidades do Movimento em locais desafiadores. Também foram elaborados planos para o próximo biênio.
O secretário executivo do Serra Internacional, John Linston, esteve presente durante o evento e destacou a importância do Serra do Brasil na comunidade serrana internacional.
O encontro encerrou-se com a Romaria do Movimento Serra ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com uma celebração eucarística presidida por Dom Joécio Pereira e concelebrada pelos padres responsáveis pelo Serra no Brasil. Em sua homilia, o bispo enfatizou a importância do trabalho dos leigos, sobretudo no seio familiar, no fomento das vocações de especial consagração.