CONSER Leste 1 realiza encontro com foco na educação e ensino religioso

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2024, o CONSER Leste 1, Conselho Episcopal responsável pelo Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou seu segundo encontro de 2024, reunindo o episcopado fluminense para debater temas relevantes para a Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro. O bispo de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado participou do encontro, que contou com a presença também do arcebispo emérito de Taranto, na Itália, Dom Filippo Santoro, que foi o quarto bispo da Diocese de Petrópolis, no período de 2004 a 2011.

O evento ocorreu em meio a um ambiente de reflexão e partilha, no Centro de Estudos do Sumaré no Rio de Janeiro, abordando desde questões educacionais até a situação do ensino religioso no Estado.

Primeiro dia: formação e discussões sobre educação e regulamento

No dia 4, as atividades começaram às 9h com a Oração da Liturgia das Horas, seguida de uma formação sobre a recente Carta do Papa Francisco intitulada “Sobre o papel da literatura na Educação”. A palestra foi ministrada pelo padre Douglas Alves Fontes, perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. O documento pontua a importância da literatura como um instrumento fundamental na formação integral dos jovens, destacando o papel da Igreja na promoção de uma educação mais humanista.

Posteriormente, às 10h45, foi apresentada uma proposta para o Regulamento do CONSER Leste 1, delineando diretrizes para a atuação do conselho nos próximos anos.

No período da tarde, os debates focaram na situação do ensino religioso no Estado do Rio de Janeiro. Bruno César Costa Alves, assessor de ensino religioso do governo estadual, conduziu a palestra das 14h30, analisando os desafios e avanços do ensino religioso nas escolas públicas e o papel da Igreja Católica nesse contexto.

Outros temas abordados incluíram a Assembleia Pastoral de 2024, o calendário de atividades para 2025 e a proposta de uma nova sede para o regional. A programação do dia foi concluída com uma partilha privativa entre os membros do CONSER, seguida da celebração da Santa Missa com Vésperas, presidida por Dom Joel Portella, bispo de Petrópolis, às 18h.

Segundo dia: reuniões e comunicações

No segundo dia, 5 de setembro, as atividades começaram com a Missa com Laudes às 7h30, seguida de um café da manhã. Às 9h, foram realizadas reuniões por províncias eclesiásticas, conduzidas pelos metropolitas Dom Orani João Tempesta, do Rio de Janeiro, e Dom José Francisco Rezende Dias, de Niterói. Essas reuniões permitiram a discussão de questões locais e fortaleceram a coordenação entre as diversas Dioceses.

O encontro foi encerrado às 11h, com comunicações gerais sobre o andamento das atividades do CONSER Leste 1 e os próximos passos para a Igreja na região.

Fonte: https://cnbbleste1.org.br/

Telefone - 55 24 98855 6491