Congresso Eucarístico – Seminário Diocesano promove Tríduo Eucarístico

Na noite do dia 16 de novembro, foi iniciado, em comunhão com toda a Diocese de Petrópolis, o Tríduo Eucarístico no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Assim, com muita alegria, o Seminário recebeu o primeiro convidado, o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria, que falou sobre: “o mistério eucarístico na vida da igreja e do sacerdote”, baseado na Carta Dominicae Cenae de São João Paulo II.

Em sua homilia, Monsenhor falou sobre a necessidade de cultivar o amor a Eucaristia, pois ela é a fonte e o ápice de toda a vida cristã, devendo permear a nossa caminhada rumo ao sacramento da ordem, de maneira que seja o alimento salutar de nossa alma. Este amor começa dentro do seminário, pois o seminário é como uma “fábrica” que gera novos sacerdotes para a Igreja de Cristo.

Assim, a partir do documento, o Vigário Geral ainda disse que “o padre que acredita profundamente, que professa com coragem a sua fé, que reza com fervor e que ensina com profundidade o amor a Eucaristia converterá muitas almas para o Reino de Deus”

O Monsenhor também rememorou a figura de Dom Cintra que dedicou seus últimos anos de vida a ensinar aos jovens seminaristas com suas palavras e, sobretudo, com seu exemplo de amor e de zelo pelo Cristo Pão da Vida.