As Novas Comunidades da Diocese de Petrópolis realizaram, na festa do Apóstolo Mateus, em 21 de setembro, o Congresso Diocesano com o tema sobre a fé, utilizando como subsídio a Carta Encíclica Lumen Fidei do Papa Francisco.
O congresso contou com a presença de fundadores, membros e vocacionados, tendo como diretor espiritual o Padre Alan Rodrigues Souza da Silva, pároco de São Sebastião do Carangola. O Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito Silva, representando o bispo diocesano Dom Joel Portella Amado, presidiu a missa do congresso, com o Padre Alan concelebrando, e foi assistida pelo diácono permanente João Eliseu Padilha.
Padre Alexander transmitiu a saudação do bispo diocesano e convidou todas as novas comunidades a participar da atividade que ocorrerá em toda a Diocese no dia 2 de novembro, Dia de Finados, nos cemitérios municipais, levando uma mensagem de esperança e se fazendo presente na vida das pessoas. Ele também convidou as Novas Comunidades a participarem das atividades diocesanas no Dia Mundial dos Pobres, em 17 de novembro, e para a abertura do Ano Jubilar, no dia 29 de dezembro.
O Congresso das Novas Comunidades aconteceu na Capela do Divino Espírito Santo, no Carangola, e foi um dia de grande graça, encontro, partilha, oração e formação, confirmando a importância do trabalho missionário e do testemunho de Cristo na Diocese.