Congresso das Famílias: Dom Joel afirma que é urgente dar atenção pastoral as famílias

O Congresso das Famílias, realizado no Decanato Santa Teresa, em Teresópolis, no dia 14 de julho, foi encerrado com a missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, na Igreja Santo Antônio, no Alto. Dentro das celebrações do Ano da Fé, o Congresso teve como tema “Famílias restauradas pela Fé” e foi assessorado pelo Padre Rafael Soares da Silveira, que acompanha a Pastoral Familiar no Decanato.

Estiveram presentes na missa, concelebrando, o Padre Jorge Medeiros (Decano e Pároco de Santa Teresa), Padre Renato Gomes (Pároco de Santo Antônio, no Alto), Padre Manoel da Silva Gouvêa (assessor diocesano da Pastoral Familiar e Pároco em Santa Rita de Cássia em Petrópolis), Padre Rafael Soares (Vigário Paroquial em São Pedro) e Padre Julian Fonseca Gouvea, Vigário Paroquial em Santo Antônio.

Em sua homilia, Dom Joel ressaltou a importância e a urgência da atenção pastoral à família, especialmente às famílias em situações difíceis. Lembrou que cresce em nossa época uma espécie de descrença na família, que algumas vezes é vista como superada.

Na verdade, disse Dom Joel, a família é sempre indispensável a todo ser humano. Uma sociedade que não valoriza a família, ressaltou, está se mutilando. Por fim, nosso bispo lembrou a importância de unir todos os esforços pastorais em favor da família, ainda que os caminhos sejam diferentes.

O Congresso das Famílias aconteceu no Colégio São Paulo, em Teresópolis, e contou com a presença do missionário Astromar Braga e do casal João e Tina de Bom Jardim. O assessor diocesano da Pastoral Familiar, Padre Manoel Gouvêa também esteve presente, assim como Padre Rafael Soares, que conduziu o momento de Adoração ao Santíssimo vivido pelas famílias que participaram do congresso.

« de 11 »