Congresso da Pastoral da Educação reúne professoras no Colégio Santa Isabel

Com a participação de Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, ocorreu no sábado, dia 21, o XVIII Congresso da Pastoral da Educação, que este ano teve como tema “Escolas transformadoras: no caminho do humanismo solidário para uma verdadeira inclusão”. Em suas palavras iniciais, Dom Joel manifestou sua alegria em estar com os profissionais da educação no Congresso da Pastoral e por discutir um tema que considera essencial: a inclusão.

Ao comentar sobre os seis meses que está na Diocese de Petrópolis, ele disse que viu, nesse período, muitas coisas bonitas, entre elas o Congresso da Pastoral, que está em sua 18ª edição. Dom Joel ressaltou ainda que, com o congresso, se celebra o compromisso da Igreja e da Diocese de Petrópolis com a educação e afirmou: “Por isso estamos todos nós unidos em mais um congresso da Pastoral da Educação”.

Dom Joel expressou sua felicidade em conhecer a história dos congressos realizados, chamando a atenção para algumas palavras-chave que, na sua opinião, são “atualmente indispensáveis para quem quer pensar num mundo um pouquinho diferente: transformação, humanismo solidário e inclusão. Sem isso, não dá para pensar num mundo diferente”.

O bispo lembrou que o mundo vive transformações que desafiam nossa condição humana, mencionando o problema do suicídio e tantas outras situações que, muitas vezes, os profissionais enfrentam nas salas de aula. Diante de tantos desafios e conflitos, Dom Joel afirmou que a educação exerce um papel fundamental na transformação das pessoas.

Antes da abertura dos trabalhos do Congresso da Pastoral da Educação, no auditório do Colégio Vicentino Santa Isabel, o Padre Leonardo João da Silva, assessor eclesiástico para as escolas paroquiais, presidiu a Santa Missa na capela do colégio. A missa foi concelebrada pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito Silva, e pelo Vice-reitor do Seminário Diocesano, Padre Tiago José dos Santos Rebello, e assistida pelo Diácono Caio Cesar da Silva Freitas, com a presença de profissionais da educação.

Os trabalhos no auditório do Colégio Santa Isabel foram abertos pela professora Maria Nilva, coordenadora diocesana da Pastoral da Educação, que agradeceu o apoio de toda a equipe que auxilia na Pastoral. O reitor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Padre Pedro Paulo, que acompanha a Pastoral, conduziu a oração inicial no auditório e, em seguida, o professor do curso de Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis, Carlos Henrique Gonçalves, apresentou o tema central do Congresso.

« de 2 »

Telefone - 55 24 98855 6491