Comunidade em Piabetá celebra seu padroeiro: São Cristóvão

Na festa de São Cristóvão, celebrada no dia 25 de julho, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, presidiu a missa na comunidade dedicada ao santo, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piabetá, Decanato São José de Anchieta. O pároco, Padre Paulo César, ao agradecer a presença do bispo, disse que ele era o presente para a comunidade, que, desde 2019, iniciou seu trabalho missionário e de evangelização com apenas oito pessoas.

Padre Paulo César manifestou sua alegria, pois, segundo ele, hoje a comunidade São Cristóvão vem crescendo, sendo um testemunho de fé e da presença de Cristo. O bispo agradeceu a acolhida, estimulando a comunidade a continuar sua missão de ser presença de Cristo naquela região e junto a todas as famílias.

Missa na Capela São Cristóvã, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Piabetá

Em sua homilia, em um tom de gratidão e afeto, Dom Joel dirigiu-se à comunidade presente na missa, expressando sua alegria, destacando a importância dos santos celebrados no dia, e enfatizando que, embora o santo em particular – São Cristóvão – seja conhecido pela comunidade, muitos outros santos, cujas histórias não estão documentadas, também merecem ser lembrados. “Uma característica marcante desses santos é o amor por Jesus, que podemos chamar de fé”, ressaltou.

Ele citou a famosa passagem em que Jesus pergunta aos apóstolos se eles o deixariam, e a resposta firme de São Pedro: “Senhor, aonde iremos? Só tu tens palavras de vida eterna.” Essa fé inabalável é o que guia os fiéis no caminho da santidade, conforme explicou Dom Joel.

“Com licença a São Tiago, hoje é dia de celebrar São Cristóvão. Mas o que sabemos sobre ele?” questionou Dom Joel, referindo-se à escassez de informações sobre a vida de santos dos primeiros séculos.

Missa na Capela São Cristóvã, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Piabetá

“São Cristóvão viveu em um tempo de perseguições e deu sua vida por Jesus”, lembrou o bispo, referindo-se à tradição que afirma que ele tinha como sonho servir ao maior rei do mundo: Jesus Cristo. Segundo Dom Joel, isso o levou a se tornar um cristão dedicado, e as orientações que recebeu para ajudar as pessoas a atravessar o rio simbolizam a missão de todos os cristãos.

A história de São Cristóvão, que um dia carregou Jesus em suas costas enquanto ajudava outros, ensina que “todo cristão que segue Jesus carrega sobre si as dores e esperanças dos outros”.

Dom Joel concluiu sua reflexão com um chamado à ação: “Para ser um bom cristão, precisamos ajudar os outros a carregar suas cruzes e enfrentar as dificuldades da vida.” Ele encorajou os fiéis a usar suas habilidades e recursos, por menores que sejam, para servir a Jesus e ajudar seus semelhantes.

“Os devotos de São Cristóvão são aqueles que, mesmo enfrentando suas próprias dores e desafios, buscam acolher Jesus no coração e se voluntariar para amenizar o sofrimento do próximo”, enfatizou o bispo, orientando a comunidade a seguir o exemplo do santo.

Missa na Capela São Cristóvã, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Piabetá

Missa na Capela São Cristóvão, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Piabetá

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *