Na festa de São Cristóvão, celebrada no dia 25 de julho, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, presidiu a missa na comunidade dedicada ao santo, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piabetá, Decanato São José de Anchieta. O pároco, Padre Paulo César, ao agradecer a presença do bispo, disse que ele era o presente para a comunidade, que, desde 2019, iniciou seu trabalho missionário e de evangelização com apenas oito pessoas.
Padre Paulo César manifestou sua alegria, pois, segundo ele, hoje a comunidade São Cristóvão vem crescendo, sendo um testemunho de fé e da presença de Cristo. O bispo agradeceu a acolhida, estimulando a comunidade a continuar sua missão de ser presença de Cristo naquela região e junto a todas as famílias.

Em sua homilia, em um tom de gratidão e afeto, Dom Joel dirigiu-se à comunidade presente na missa, expressando sua alegria, destacando a importância dos santos celebrados no dia, e enfatizando que, embora o santo em particular – São Cristóvão – seja conhecido pela comunidade, muitos outros santos, cujas histórias não estão documentadas, também merecem ser lembrados. “Uma característica marcante desses santos é o amor por Jesus, que podemos chamar de fé”, ressaltou.
Ele citou a famosa passagem em que Jesus pergunta aos apóstolos se eles o deixariam, e a resposta firme de São Pedro: “Senhor, aonde iremos? Só tu tens palavras de vida eterna.” Essa fé inabalável é o que guia os fiéis no caminho da santidade, conforme explicou Dom Joel.
“Com licença a São Tiago, hoje é dia de celebrar São Cristóvão. Mas o que sabemos sobre ele?” questionou Dom Joel, referindo-se à escassez de informações sobre a vida de santos dos primeiros séculos.

“São Cristóvão viveu em um tempo de perseguições e deu sua vida por Jesus”, lembrou o bispo, referindo-se à tradição que afirma que ele tinha como sonho servir ao maior rei do mundo: Jesus Cristo. Segundo Dom Joel, isso o levou a se tornar um cristão dedicado, e as orientações que recebeu para ajudar as pessoas a atravessar o rio simbolizam a missão de todos os cristãos.
A história de São Cristóvão, que um dia carregou Jesus em suas costas enquanto ajudava outros, ensina que “todo cristão que segue Jesus carrega sobre si as dores e esperanças dos outros”.
Dom Joel concluiu sua reflexão com um chamado à ação: “Para ser um bom cristão, precisamos ajudar os outros a carregar suas cruzes e enfrentar as dificuldades da vida.” Ele encorajou os fiéis a usar suas habilidades e recursos, por menores que sejam, para servir a Jesus e ajudar seus semelhantes.
“Os devotos de São Cristóvão são aqueles que, mesmo enfrentando suas próprias dores e desafios, buscam acolher Jesus no coração e se voluntariar para amenizar o sofrimento do próximo”, enfatizou o bispo, orientando a comunidade a seguir o exemplo do santo.

Missa na Capela São Cristóvão, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Piabetá