Comunidade católica de Teresópolis celebra Corpus Christi

Corpus Christi em Teresópolis
Clique na imagem e veja as fotos

Os católicos de Teresópolis participaram com muita alegria e devoção na quinta-feira, dia 15 de junho, da Solenidade de Corpus Christi. Assim como já acontece há alguns anos, os fiéis participam de missa no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, e logo em seguida realizam procissão pelo centro da cidade, em direção à Matriz de Santa Teresa. A Missa foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, e contou com a presença de padres das diversas paróquias da cidade. A novidade deste ano foi o altar centralizado no ginásio, diferentemente de anos anteriores.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão ressaltou a Magnânima importância da Santa Eucaristia e a origem da festa de Corpus Christi, que recordamos hoje, pela visão do grande teólogo e doutor da Igreja, Santo Tomás de Aquino.  Frisou também a fome e a sede que toda a humanidade tem do alimento verdadeiro que é o próprio Cristo, e que por este sacramento, ele habita no mais intimo da alma humana. Lembrou aos presentes que a Sagrada Eucaristia nos antecipa o céu. Mostrou-nos também a existência de inúmeras e enganadoras “mesas” onde o homem se alimenta, e que somente em uma temos o real banquete que nos faz felizes.  E comungando do Verbo da Vida, colaboramos para que ele seja amado, adorado, e nosso Único Senhor .

Ao final da celebração Eucarística, o Decano, Padre Jorge Luis, da Paróquia de Santo Antônio, fez alguns agradecimentos e também orientou sobre como funcionaria a procissão pelas ruas do centro da cidade, que partiu do ginásio Pedrão em seguida à Matriz de Santa Teresa. Um veículo apropriado e belamente ornamentado transportou o Santíssimo Sacramento e o bispo Diocesano, seguidos da procissão dos fiéis, ministros e acólitos das diversas paróquias, que realizaram um bonito testemunho público da fé católica pelas ruas, chamando a atenção dos que transitavam pelo passeio e também atraíam aqueles que no caminho encontravam-se, alguns inclusive seguiram a procissão. Chegando na Matriz de Santa Teresa foi concedida a bênção com o Santíssimo Sacramento

(Com a colaboração de Luiza Pedone)
Fotos: Leandro Berlim e Eduardo Larcher