O Colégio Cardinalício publicou hoje, um comunicado, onde agrade a todas as autoridades religiosas, civis e militares que participaram do velório e sepultamento do Papa Francisco. Os cardeais fizeram um agradecimento especial as autoridades italianas por tudo que realizaram ao longo desses dias e pelo apoio que vem dando ao Vaticano.
Leia o comunicado na íntegra:
“O Colégio Cardinalício deseja expressar o seu sincero agradecimento aos Chefes das Igrejas e das Comunidades eclesiais não católicas que estiveram presentes ou enviaram as suas delegações às exéquias do Papa Francisco no passado dia 26 de Abril, assim como aos representantes do judaísmo, do islamismo e das outras religiões.
Com gratidão pela solidariedade demonstrada no momento de dor, o Colégio Cardinalício dirige-se também a todas as delegações civis que nela participaram e a todos aqueles que as guiaram: soberanos, príncipes, chefes de Estado e de governo, ministros e outras autoridades governamentais. A sua presença foi particularmente apreciada como uma partilha da dor da Igreja e da Santa Sé pela morte do Pontífice e como um tributo ao seu compromisso incessante em prol da fé, da paz e da fraternidade entre todos os povos da terra.
Os Cardeais desejam agradecer em particular às autoridades italianas, à cidade de Roma, ao serviço de segurança, à protecção civil, aos meios de comunicação social e aos trabalhadores, incluindo os funcionários da Santa Sé e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, que contribuíram, com grande empenho e generosidade, para a preparação do que é necessário para as várias celebrações. reconhecendo que, graças ao seu trabalho, tudo decorreu em ordem e tranquilidade.
Por fim, dirijo um pensamento grato aos milhares de adolescentes e jovens que participaram no Jubileu de domingo, 27 de Abril, demonstrando o rosto de uma Igreja viva com a vida do seu Senhor ressuscitado, e a todo o Povo de Deus que caminha com esperança rumo ao futuro.”