Acordo entre a Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipahn), vai viabilizar a realização de um Seminário Nacional de Bens Culturais da Igreja, que poderá acontecer em Aparecida.
A proposta foi apresentada durante reunião entre a presidência das CNBB, dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, e o presidente do Iphan, Leandro Grass, e a assessora de relações públicas e institucionais, Mariana Lauande, que aconteceu na terça-feira, dia 16.
O objetivo do encontro foi a retomada do acordo de cooperação técnica, assinado pela CNBB e o Iphan no dia 16 de junho de 2021, e que visa a realização de ações conjuntas de preservação e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural da Igreja Católica, de natureza material.
O encontro foi mediado pelo presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, Dom Gregório Paixão, OSB. “Esse acordo tem como objetivo a realização de ações conjuntas em vista da identificação, preservação, difusão e promoção dos bens culturais da Igreja com o tombamento nacional, que somam só de Igrejas 32 % do patrimônio cultural nacional. Então, realmente, nós temos uma participação muito grande. Se nós somarmos tudo que nós temos, isso passa de 60%, então a Igreja é a grande detentora do patrimônio artístico-cultural brasileiro”, explicou dom Gregório Paixão.
Mais detalhes do encontro clique aqui
Fonte: CNBB