Clero diocesano se reúne para oração pela santificação do sacerdote

O clero da Diocese de Petrópolis esteve reunido, na manhã do dia 4 de junho, quando realizaram um momento de formação e oração pela santificação do sacerdócio, a ser realizado por toda Igreja, na festa do Sagrado Coração de Jesus, sexta-feira, 7 de junho, Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

Rogerio Tosta
Ascom / Diocese de Petrópolis

O bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, no início da celebração eucarística, como fez em outros momentos, desde que chegou à Diocese em 9 de março, fez uma referência aos bispos anteriores, citando os já falecidos: Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, Dom José Fernandes Veloso e Dom José Carlos de Lima Vaz.

Ele contou que pediu que o cálice da missa fosse o de Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, que muito lutou para que a Diocese tivesse um Seminário, local que formou todos os sacerdotes diocesanos, sendo que a maioria, dos 85 padres na manhã de oração, foram alunos do Seminário.

Sobre a oração pela santificação do sacerdote, Dom Joel contou que “há 29 anos, São João Paulo II, quando Papa, convidou toda a igreja a rezar pela santificação dos sacerdotes e, dentro da Igreja, os próprios sacerdotes rezarem pela sua santificação e pela santificação dos irmãos no sacramento da ordem. Foi o que fizemos hoje, em proximidade a festa do Sagrado Coração de Jesus”.

O bispo comentou ainda que, o momento de oração foi realizado, aproveitando a reunião geral do clero, deixando as preocupações e as questões normalmente discutidas nesta reunião de lado “para rezar e pedir a Deus, a graça da contínua santificação e de bem servir”. O bispo agradeceu a Deus pelo presbitério da Diocese de Petrópolis e pelos sacerdotes que já estão na casa do Pai, pedindo que “o senhor mande para Diocese, santas e numerosas vocações”.

Dom Joel abriu os trabalhos do momento de oração, falando aos padres sobre a importância de rezar pela santificação de cada um e como seria toda dinâmica, concluindo com a Santa Missa. A formação foi realizada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que falou sobre a importância de ser sacerdote. Ele também fez a homilia da missa, destacando alguns aspectos do Evangelho do dia (Cf: Mc 12,13-17).

Os padres ainda tiveram um momento de adoração ao Santíssimo, na Capela do Seminário Diocesano e, a critério de cada um, buscar a confissão, o que foi realizado pela maioria dos sacerdotes. O Monsenhor José Maria Pereira, Vigário Geral da Diocese, agradeceu o apoio e a disponibilidade de Dom Antônio por ter aceitado o convite para falar aos padres e a Dom Joel, pela iniciativa de usar a reunião do clero como um momento de oração.

« de 3 »