Na memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto, no último dia 10 de dezembro, a Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ), foi palco de uma emocionante celebração eucarística em ação de graças pelos seis anos de ordenação sacerdotal dos padres Rodrigo Costa de Souza, Tiago Henrique das Dores, Thomas Andrade Gimenez Dias, Ian Silva Lemos e Egnaldo de Lima.
A Santa Missa foi presidida pelo pároco da Catedral, Padre Thomas, e concelebrada pelos demais padres aniversariantes. Também participaram da celebração os padres Anderson Machado Rodrigues Alves, que comemorou 17 anos de ministério sacerdotal, e João Pedro Marques Rebello, que celebrou quatro anos de ordenação.

Durante a homilia, Padre Egnaldo de Lima destacou a importância da preparação espiritual para o Natal do Senhor, ressaltando quatro pontos essenciais para a vivência cristã neste tempo do Advento. “Continuamos esta caminhada em preparação para o santo Natal de nosso Senhor Jesus Cristo, preparando o nosso coração para celebrar o mistério da Encarnação do Senhor”, afirmou.
O sacerdote também recordou o significado da memória litúrgica da Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora de Loreto, padroeira dos aviadores e da aviação. “Celebramos a memória da Santíssima Virgem para que cresçamos na devoção, no amor, e peçamos ainda mais a sua intercessão”, disse, convidando os fiéis a se inspirarem em Maria como modelo de fé e entrega total a Deus.
Padre Egnaldo ainda refletiu sobre a liturgia da Palavra do dia, fazendo uma conexão entre a profecia de Isaías e o Evangelho. “Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, criam asas como águias, correm sem se cansar, caminham sem parar. Refugiar-se no Senhor é o caminho”, destacou. E completou: “No Evangelho, Jesus nos diz que é manso e humilde de coração. Podemos depositar n’Ele todas as nossas fadigas, todos os nossos cansaços, enfim, toda a nossa vida.”

Ao final da homilia, o sacerdote expressou sua gratidão pelo dom do sacerdócio e pela oportunidade de celebrar o Santo Sacrifício da Missa em ação de graças. “É uma alegria oferecer este sacrifício e recordar que somos ministros de Deus, que oferecemos a Ele o sacrifício em favor do povo. E o povo reza pelos sacerdotes, para que tenhamos sempre mais numerosas e santas vocações”, afirmou.
A celebração foi concluída com um pedido especial à intercessão da Virgem Maria: “Que a Santíssima Virgem, Senhora de Loreto, interceda por cada um de nós, para sermos fiéis ao chamado que o Senhor nos fez, e por toda a Igreja, para permanecermos sempre firmes no caminho do Senhor.”





