O ciclo de 9 dias que prepara o caminho litúrgico e espiritual para o conclave, chamado de Novendiali (novenário), começou já no sábado, 26 de abril, com as exéquias do Papa Francisco. Nesta segunda-feira,28 de abril, os membros do Colégio Cardinalício se encontraram na Sala do Sínodo, no Vaticano, para a quinta Congregação Geral em preparação à eleição do novo Pontífice e definiram a data para início do Conclave que será em 7 de maio.
Ao final da tarde, na Basílica de São Pedro, será celebrada uma missa presidida pelo cardeal Baldassare Reina, vigário-geral do Papa para a diocese de Roma. A programação oficial dos Novendiali, esse período de 9 dias que é especialmente de luto e orações em honra de Francisco, conforme a tradição da Igreja, prevê a celebração de missas até 6 de maio (com exceção de domingo, 4 de maio), e congregações até 6 de maio (com exceção de 1 de maio)
Tanto os cardeais, como a própria Igreja é convidada a rezar pelo Papa Francisco. Um momento que também é de responsabilidade por parte dos cardeais que irão exercer a importante tarefa de escolher o Sucessor do Apóstolo Pedro, o que exige oração, seriedade, diálogo e reflexão conjunta para discernir segundo a vontade de Deus para corresponder melhor à missão e aos desafios gerais da Igreja no mundo de hoje. São discernimentos práticos, teóricos e teológicos sobre a situação da Igreja e também do mundo que direcionam o perfil do Papa que deverá ser escolhido, mas sem se fazer nomes de possíveis candidatos. Na preparação do Conclave, as congregações reúnem tanto cardeais eleitores como não-eleitores (aqueles acima de 80 anos de idade), que acabam conversando entre si especialmente porque muitos deles não se conhecem por terem sido de recente nomeação.
A matéria completa você lê acessando o link Cardeais brasileiros em Roma para o Conclave de 7 de maio recordam o legado de Papa Francisco – CNBB