No espírito do Ano Jubilar, convocado pelo Papa Francisco, que tem como tema Peregrinos de Esperança, as irmãs da Arca de Maria estão promovendo a 1ª Peregrinação a Pé, no dia 8 de março.
Para participar é preciso fazer uma inscrição pelo link – https://forms.gle/qciGgkFjbcCtCXYj8 – para facilitar a organização, com inscrição no valor de R$ 35, com direito ao Kit Peregrino, Camiseta e Almoço. Para mais informações e dúvidas entrar em contato pelo telefone (24) 98823-6994.
A proposta é sair de uma igreja jubilar, a Catedral São Pedro de Alcântara – centro de Petrópolis, às 6h e seguir a pé até a outra igreja jubilar, o Santuário Nossa Senhora do Amor Divino – Corrêas, distrito de Petrópolis. O percurso são cerca de 10 quilômetros, saindo da Catedral, segue pela Avenida Barão do Rio Branco, pegando a Rod. Pres. Juscelino Kubitschek, até a ponte de Corrêas e seguindo para o Santuário.
Será uma oportunidade para viver a experiência de ser peregrino, como propõe o Papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu, quando afirma que, mais do que passar pela Porta Santa, neste Ano Jubilar deve-se dar ênfase a peregrinação e afirma que “a peregrinação a pé favorece muito a redescoberta do valor do silêncio, do esforço, da essencialidade”.
O Papa ainda diz que a peregrinação favorece também a contemplação da criação, que faz parte de tudo isso e é uma ajuda para aprender que cuidar dela “é uma expressão essencial de fé em Deus e obediência à sua vontade” e que, a peregrina pode ser um “oásis de espiritualidade onde é possível restaurar o caminho da fé e dessedentar-se nas fontes da esperança, a começar pelo sacramento da Reconciliação, ponto de partida insubstituível dum verdadeiro caminho de conversão”.
Ele ainda pede que “nas Igrejas particulares, deve ser dada uma atenção especial à preparação dos sacerdotes e dos fiéis para as confissões e para o acesso a este sacramento na sua forma individual”.