Caminhada Jubilar da Esperança encerrou as celebrações pelos 170 anos da Paróquia Santo Antônio em Teresópolis

A comunidade paroquial de Santo Antônio, Paquequer, em Teresópolis, viveu um momento de grande alegria ao celebrar os 170 anos da Paróquia com atividades iniciadas no dia 18 de setembro, com a missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, e concluídas com a Caminhada da Esperança, no dia 5 de outubro.

O pároco, Padre Renato Andrade, agradeceu a participação de todos os paroquianos que abraçaram as festividades e atividades, contribuindo para a realização da programação. Padre Renato agradeceu também a presença do bispo diocesano e de todos os padres que, ao longo das celebrações e atividades, participaram da festa dos 170 anos da Paróquia Santo Antônio.

Durante este período, aconteceu uma exposição intitulada “170 anos de História, Fé e Tradição”, no salão paroquial, que também foi sede para o simpósio, no dia 20 de setembro, com o tema “170 anos da Paróquia de Santo Antônio de Paquequer: devoção, histórias e memórias”.

Entre os dias 22 e 26 de setembro, a Paróquia viveu a Semana Bíblica com o curso “Cinco lições sobre a Bíblia”, com a realização de aulas presenciais e on-line. Nos dias 4 e 5 de outubro, as missas em vários horários contaram com a presença de padres convidados. Nestes dias, aconteceu a procissão do padroeiro e a festa das nações, que teve barracas com comidas típicas, danças e apresentações culturais retratando a Alemanha, Brasil, EUA, Itália, Japão, Líbano e Portugal.

Essas atividades e tantas outras foram concluídas com a Caminhada da Esperança, realizada no dia 5 de outubro, saindo da Igreja Santo Antônio para a Igreja Jubilar Santa Teresa. Com esta caminhada, a Paróquia Santo Antônio de Paquequer celebrou o Jubileu da Esperança com a participação de mais de 120 caminhantes, cumprindo um dos ritos do Jubileu, que é se fazer peregrino.

“A história do catolicismo e da devoção ao santo padroeiro da história de Teresópolis são associadas. Em 1855, a Capela de Santo Antônio do Paquequer foi investida na condição de matriz e, no mesmo ano, elevada à paróquia. São 170 anos de devoção com a marca indelével da fé do povo teresopolitano”, trecho de um texto escrito por um paroquiano.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *