No dia 3 e 4 de setembro, a Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Petrópolis, promoveu o seu congresso diocesano, na quadra da Paróquia Santa Clara, Decanato São Pedro de Alcântara. O Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, celebrou a missa no primeiro dia do Congresso, ressaltando que a renovação carismática “tem uma espiritualidade própria e por isso não devem ficar desaminados diante da falta de compreensão, mas devem ser perseverantes”.
As palavras do bispo, principalmente ao final da celebração, quando a coordenação da RCC Diocesana, entregou aos coordenadores de decanatos e grupos de oração, uma vela, simbolizando a chama do Espírito Santo, em preparação a comemoração pelos 50 anos da Renovação Carismática Católica no Brasil. Durante o congresso foi lembrando os 40 anos da RCC na Diocese de Petrópolis.
O coordenador diocesano da RCC, Reinaldo Lucio falou sobre a importância do Congresso Diocesano, que segundo ele tem sido um marco, colhendo tudo aquilo que foi plantado ao longo dos anos na renovação carismática católica. “Algum tempo que não fazíamos um congresso nesta proporção e graças a Deus ousamos em fazer e estamos colhendo tudo que plantamos. O que estamos vendo é que Deus está derramando suas graças”.
Reinaldo Lucio explicou que a maior expressão da Renovação é o grupo de oração. “Renovação se expressa dentro de uma paróquia através de um grupo de oração com seu carisma própria, somos cerca de 35 grupos cadastrados. Na maioria das paróquias já temos um grupo de oração e aquelas que não tem, estamos indo aos padres e levando nosso trabalho. Quando assumi, uma das coisas que Dom Gregório pediu é que cada paróquia tenha um grupo de oração da renovação”.
A identidade da Renovação é o batismo no Espírito Santo e nos grupos há o clamor do espírito, oração espontânea, pregação normalmente querigmática, que é o primeiro anúncio e não é momento de formação e tudo que é próprio da renovação carismática. Ele ressaltou ainda que, além da efusão do Espírito Santo, o uso constante da Palavra de Deus é fundamental e também a presença na missa dominical e a devoção a Virgem Maria. (Clique aqui e ouça a entrevista completa com Reinaldo Lucio)
O Congresso da RCC contou com a presença de várias lideranças, Vinicius Simões, Fabiano e tantos outros, assim como cantores católicos como Olivia Ferreira e o Ministério Mater Dei.