Bispo diocesano abre o ano jubilar da Diocese de Petrópolis

75 anos da Diocese

Durante a Missa do Crisma, celebrada na manhã do dia 1º de abril, na Catedral São Pedro de Alcântara, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, leu o Decreto (Dec. 02 – Ano Jubilar da Diocese) do Ano Jubilar da Diocese de Petrópolis por ocasião dos 75 anos de sua criação. Conforme determinado no decreto, a comemoração se estenderá até o dia 14 de abril de 2022 e durante este período várias comemorações acontecerão nas paróquias.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão lembrou o ano de 13 de abril de 1946, quando o Papa Pio XII deixou seu quarto e foi para o escritório onde assinou a Bula que criou a Diocese de Petrópolis. “A graça se deu através daquela assinatura, mas de uma igreja particular que é a diocese que pertencemos. Dois anos depois chegava aqui o seu primeiro bispo diocesano. São 75 anos que estamos celebrando de uma graça que se dá através do sacramento e do testemunho de todos para que não falte o testemunho de Cristo”, afirmou o bispo.

Os padres respeitaram o distanciamento social

O jubileu tem por objetivo celebrar esta graça e por isso o Vaticano concedeu, “desde que satisfeitas as devidas condições (Confissão sacramental, Sagrada Comunhão e oração pelas intenções do Santo Padre), especial indulgência plenária àqueles que, desapegados de todo pecado, participarem de suas celebrações, peregrinando à nossa Igreja Catedral e aí tomarem parte nas celebrações jubilares ou aí se colocarem em oração por um espaço de tempo”.

Além da Catedral de Petrópolis, conforme afirmou o bispo e está no decreto diocesano, as indulgências podem ser conquistadas nas igrejas matrizes da Diocese; no Oratório principal do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis; no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em Paraíba do Sul; e no recinto do chamado Poço Bento, em Magé, centro de peregrina e devoção a São José de Anchieta.

Na Missa do Crisma, como acontece todos os anos, o bispo diocesano abençoou os óleos que serão usados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Além disto, também como ocorre nesta celebração, os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *