O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, presidiu a missa em ação de graças pelo Bicentenário da Independência do Brasil, na Catedral de Petrópolis, na manhã do feriado nacional. Em sua homilia, o bispo destacou a importância de lutarmos pela construção de uma sociedade melhor e livre para atender ao projeto de Deus e também para chegar a todos os irmãos.
Durante sua homilia, o bispo lembrou que todos os países têm dificuldade e muitas delas são causadas pela ganância do homem. Ele disse que esquecemos de trabalhar pelos irmãos e que precisamos trabalhar pelo bem comum. “O imperador tinha 24 anos quando proclamou a independência, mas, antes dele, muitos homens e mulheres lutaram pela independência que hoje estamos celebrando”, afirmou o bispo diocesano.
Ao final da missa, a presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco falou sobre a importância de se comemorar o Bicentenário da Independência. Ela fez um percurso histórico, chamando atenção para alguns detalhes da história da independência que não condiz com a realidade do ocorrido, mas deixando claro que o importante é que, a declaração do Imperador Dom Pedro I e outras ações realizadas tornaram o Brasil uma nação livre e independente.
Fazendo um passeio pela história, a presidente do IHP concluiu sua mensagem fazendo referência a diversas comemorações que estão ligadas e fazem parte da história de Petrópolis. Ela concluiu fazendo referência aos últimos acontecimentos da cidade, que foi a tragédia de fevereiro e março. “As chuvas assolaram a cidade e acabaram com inúmeras histórias. Deixando muitas folhas em branco para serem escritas. A caneta está em nossas mãos”, concluiu Ana Cristina.
A missa foi concelebrada pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, pelo pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira, e pelos padres Rogerio de Carvalho, Tiago Henrique das Dores, João Pedro Marques Rebelo. O deputado federal, Hugo Leal, o presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes, a vereadora Gilda Beatriz e o secretário municipal de Esportes, Rafael Simão, além de membros do IHP e outras autoridades participaram da celebração.