O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, e todos os bispos católicos do Estado do Rio de Janeiro, estão em Roma para visita “Ad Limina Apostolorum”, quando terão um encontro com o Papa Francisco, que no primeiro dia (3), após a missa na Basílica de São Pedro. Dom Gregório Paixão disse que a visita é importante para não apenas apresentar um relatório sobre os trabalhos na Diocese, mas, “o encontro com o Sumo Pontífice, um momento de grande unidade da nossa igreja, pois estaremos junto ao sucessor de São Pedro”. Na foto os bispos do Regional Leste 1
A visita “Ad Limina Apostolorum” é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, que deve acontecer a cada 5 anos. Na prática é o mesmo que acontece na Diocese, quando o bispo faz a visita pastoral nas paróquias. Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas.
Para facilitar a visita, os bispos são organizados de acordo com as comissões nacionais e regionais. Por isso, ao longo desta semana, o Papa Francisco e os diversos Dicastérios ligados à Cúria Romana estão recebendo os bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que representam as arquidioceses e dioceses do Estado do Rio de Janeiro. Bispos de outras regiões do país também estão em visita ao Vaticano.
A visita “Ad Limina Apostolorum” começa na segunda-feira, dia 3, e termina no dia 8 de outubro. Após este compromisso, Dom Gregório Paixão, OSB, segue para outros, como a visita canônica que fará a congregação religiosa Arca de Maria, como bispo referencial para elas, conforme nomeação do Papa.