Bispo de Petrópolis participa do encontro com o Papa Francisco na visita “Ad Limina Apostolorum”

O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, e todos os bispos católicos do Estado do Rio de Janeiro, estão em Roma para visita “Ad Limina Apostolorum”, quando terão um encontro com o Papa Francisco, que no primeiro dia (3), após a missa na Basílica de São Pedro. Dom Gregório Paixão disse que a visita é importante para não apenas apresentar um relatório sobre os trabalhos na Diocese, mas, “o encontro com o Sumo Pontífice, um momento de grande unidade da nossa igreja, pois estaremos junto ao sucessor de São Pedro”. Na foto os bispos do Regional Leste 1

A visita “Ad Limina Apostolorum” é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, que deve acontecer a cada 5 anos. Na prática é o mesmo que acontece na Diocese, quando o bispo faz a visita pastoral nas paróquias. Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas.

Dom Gregório Paixão, Diocese de Petrópolis; Dom Gilson Andrade, Diocese de Nova Iguaçu; Dom José Francisco, arcebispo de Niterói e presidente do Regional Leste 1; Dom Luiz Henrique, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda; e Dom Nelson Francelino, bispo da Diocese de Valença

Para facilitar a visita, os bispos são organizados de acordo com as comissões nacionais e regionais. Por isso, ao longo desta semana, o Papa Francisco e os diversos Dicastérios ligados à Cúria Romana estão recebendo os bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que representam as arquidioceses e dioceses do Estado do Rio de Janeiro. Bispos de outras regiões do país também estão em visita ao Vaticano.

A visita “Ad Limina Apostolorum” começa na segunda-feira, dia 3, e termina no dia 8 de outubro. Após este compromisso, Dom Gregório Paixão, OSB, segue para outros, como a visita canônica que fará a congregação religiosa Arca de Maria, como bispo referencial para elas, conforme nomeação do Papa.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *