Arte Sacra: Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Nossa Senhora do Rosário (7 de outubro) e São Benedito (5 de outubro)

A partir do mês de outubro, a Comissão Diocesana de Liturgia e Patrimônio Cultural, por meio de seus membros, vai publicar todo mês uma foto e artigo sobre uma imagem e objetos de valor histórico e sacro, alguns dos quais têm a ver com a Diocese de Petrópolis.

Neste mês de outubro, o destaque vai para essas duas preciosas imagens – São Benedito, celebrado no dia 5 de outubro, e Nossa Senhora do Rosário, celebrada no dia 7 de outubro – que compõem o acervo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Petrópolis.

São imagens originais, veneradas na antiga Igreja do Rosário, inaugurada em 2 de maio de 1883. O terreno foi comprado por ex-escravizados em 1882. São imagens em madeira, provavelmente do século XVIII ou início do XIX, que podem ser vistas no interior da Nova Igreja, construída em estilo Neocolonial entre 1953 e 1978.

Era comum no período colonial que houvesse Igrejas do Rosário ligadas ao povo negro escravizado, com irmandades próprias para eles. Em nossa Petrópolis não foi diferente. Vale a pena conferir de perto estas joias de nossa arte colonial brasileira.

Padre Carlos Silva de Oliveira

Membro da Subcomissão de Arte Sacra e Patrimônio Cultural