Agentes de pastoral aprovam documento diocesano sobre o Ritual de Iniciação à Vida Cristã

Com a participação de mais de 300 pessoas, Dom Gregório Paixão, OSB e o assessor eclesiástico para Catequese, Padre Carlos Magno, lançaram o Ritual de Iniciação à Vida Cristã. O evento foi on-line e transmitido pelo canal da Pascom da Diocese, permitindo que catequistas e agentes de diversas pastorais como Batismo e Liturgia dos quatro decanatos participassem do evento.

Assista o vídeo:

Durante o encontro, o bispo diocesano e o assessor para Catequese explicaram que o livro é resultado de um estudo de mais de um ano e meio de trabalho e é um resumo do Ritual da Iniciação à Vida Cristã publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Gregório Paixão explicou que foram escolhidos textos e ritos do original.

No entanto, como afirmou Padre Carlos Magno, as paróquias que utilizam o documento da CNBB ou utiliza algum texto de um dos ritos que não está no documento diocesano, podem continuar utilizando. Ele frisou que todo o texto do Ritual diocesano foi tirado do documento da CNBB, frisando que nada foi criado, apenas se buscou simplificar para tornar fácil e acessível a todos o Ritual de Iniciação à Vida Cristã.

As afirmações do Padre Carlos Magno e de Dom Gregório Paixão encontraram apoio na declaração de vários participantes, catequistas e agentes de liturgia. Muitos disseram que o Ritual da CNBB é utilizado nas paróquias, ressaltando a dificuldade devido o texto extenso e com muitos comentários e vários modelos. Para eles, o documento apresentado pela Diocese será importante tornando o acesso fácil para todos.

Os padres que participaram do encontro on-line – Padre Renato Andrade, Padre José Celestino e tantos outros – elogiaram a iniciativa da Diocese, parabenizando toda a equipe que trabalhou na elaboração do documento. Dom Gregório Paixão frisou que o documento é o esforço de vários sacerdotes diocesanos.

O livro será encaminhado as paróquias para que os padres e os agentes de liturgia, batismo e catequese e outros possam consultar. Por acreditar que muitos fiéis vão querer ter o documento. Padre Carlos Magno disse que em breve será editado uma quantidade para que possa ser vendido.