Adoração ao Santíssimo Sacramento reafirma a identidade eucarística da Diocese de Petrópolis na celebração dos 80 anos

Na celebração dos 80 anos de criação da Diocese de Petrópolis, a centralidade da Eucaristia foi mais uma vez evidenciada com momentos de profunda adoração ao Santíssimo Sacramento, realizados em diversas comunidades religiosas. A iniciativa, que teve início durante o III Congresso Eucarístico Diocesano, em 2023, foi retomada neste ano como parte das comemorações jubilares, reafirmando a vocação eucarística da Diocese.

Adoração ao Santíssimo Sacramento no Carmelo São José em Petrópolis

As comunidades contemplativas do Carmelo São José, em Petrópolis, do Carmelo Espírito Santo, em Teresópolis, das Irmãs do Amparo e das Irmãs Dulcianas, em Raiz da Serra, promoveram momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzidos pelos diáconos permanentes Marco Carvalho, José Antônio Mantovani e José Elias dos Santos. A participação das comunidades locais reforçou o espírito de unidade e oração que marca este tempo especial para a Igreja diocesana.

Durante as adorações, os diáconos destacaram a importância da presença real de Cristo na Eucaristia como fonte de vida e missão da Igreja. As orações foram oferecidas pelas intenções do Papa, do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, por todo o clero e pelo povo de Deus, em um gesto de comunhão eclesial e espiritual.

As irmãs do Carmelo Espírito Santo em Teresópolis no momento da Adoração ao Santíssimo Sacramento

A Diocese de Petrópolis tem uma trajetória marcada pela devoção eucarística. O primeiro Congresso Eucarístico aconteceu em 1943, quando Petrópolis ainda pertencia à Arquidiocese de Niterói. O segundo, em 1955, quando já era Diocese de Petrópolis, foi conduzido pelo então bispo diocesano, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, e realizado no ano do Congresso Eucarístico Internacional, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro. O terceiro, em 2023, reafirmou sua identidade como uma diocese eucarística. Esses eventos não apenas celebram a fé, mas também fortalecem a espiritualidade do povo católico da região serrana do Rio de Janeiro.

As comemorações pelos 80 anos da Diocese tiveram início no dia 28 de dezembro de 2025, com a recepção solene das relíquias de São Carlo Acutis, Santa Dulce dos Pobres e da Beata Isabel Cristina por Dom Joel Portella Amado. As relíquias estão em peregrinação pelas paróquias da Diocese e, até o dia 17 de janeiro, permanecem na Paróquia São José do Itamarati.

As Irmãs Dulcianas com algumas pessoas e o Diácono Permanete, José Antônio depois da Adoração ao Santíssimo

A programação completa da peregrinação, bem como documentos e informações adicionais sobre os 80 anos da Diocese, está disponível no site oficial: www.diocesepetropolis.com.br.

Com fé renovada e espírito de adoração, a Diocese de Petrópolis segue celebrando sua história, firmada na presença viva de Cristo na Eucaristia, coração pulsante da vida cristã.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *