Na celebração dos 80 anos de criação da Diocese de Petrópolis, a centralidade da Eucaristia foi mais uma vez evidenciada com momentos de profunda adoração ao Santíssimo Sacramento, realizados em diversas comunidades religiosas. A iniciativa, que teve início durante o III Congresso Eucarístico Diocesano, em 2023, foi retomada neste ano como parte das comemorações jubilares, reafirmando a vocação eucarística da Diocese.

As comunidades contemplativas do Carmelo São José, em Petrópolis, do Carmelo Espírito Santo, em Teresópolis, das Irmãs do Amparo e das Irmãs Dulcianas, em Raiz da Serra, promoveram momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzidos pelos diáconos permanentes Marco Carvalho, José Antônio Mantovani e José Elias dos Santos. A participação das comunidades locais reforçou o espírito de unidade e oração que marca este tempo especial para a Igreja diocesana.
Durante as adorações, os diáconos destacaram a importância da presença real de Cristo na Eucaristia como fonte de vida e missão da Igreja. As orações foram oferecidas pelas intenções do Papa, do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, por todo o clero e pelo povo de Deus, em um gesto de comunhão eclesial e espiritual.

A Diocese de Petrópolis tem uma trajetória marcada pela devoção eucarística. O primeiro Congresso Eucarístico aconteceu em 1943, quando Petrópolis ainda pertencia à Arquidiocese de Niterói. O segundo, em 1955, quando já era Diocese de Petrópolis, foi conduzido pelo então bispo diocesano, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, e realizado no ano do Congresso Eucarístico Internacional, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro. O terceiro, em 2023, reafirmou sua identidade como uma diocese eucarística. Esses eventos não apenas celebram a fé, mas também fortalecem a espiritualidade do povo católico da região serrana do Rio de Janeiro.
As comemorações pelos 80 anos da Diocese tiveram início no dia 28 de dezembro de 2025, com a recepção solene das relíquias de São Carlo Acutis, Santa Dulce dos Pobres e da Beata Isabel Cristina por Dom Joel Portella Amado. As relíquias estão em peregrinação pelas paróquias da Diocese e, até o dia 17 de janeiro, permanecem na Paróquia São José do Itamarati.

A programação completa da peregrinação, bem como documentos e informações adicionais sobre os 80 anos da Diocese, está disponível no site oficial: www.diocesepetropolis.com.br.
Com fé renovada e espírito de adoração, a Diocese de Petrópolis segue celebrando sua história, firmada na presença viva de Cristo na Eucaristia, coração pulsante da vida cristã.





