Adaptação climática e resiliência nas cidades inteligentes

A Diocese de Petrópolis também marcou presença no 1º Encontro do Programa de Engajamento do G20 Regional, edição Região Serrana, em Teresópolis, representada pela Assistente Social, Gisele de Freitas Carvalho, o Diácono Permanente Marco Carvalho, coordenador de projetos da Diocese e pelo assessor de imprensa, Rogerio Tosta. A presença da Diocese foi uma indicação do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado e do decano de Teresópolis, Padre Jorge Pacheco, como um dos resultados da reunião realizada pelo Regional Leste 1 da CNBB, na semana passada para discutir ações de prevenção e atenção às pessoas por causa das tragédias naturais no Estado do Rio.

Como foi a primeira edição, o encontro será levado para outros municípios, teve a presença de representantes do Governo do Estado, de vários municípios da região e de instituições, como BNDES e o Centro Cultural da China, com sede na cidade do Rio. Uma das apresentações, no painel “Adaptação climática e resiliência nas cidades inteligentes”, foi realizada pelo petropolitano, o Arquiteto e Urbanista, conselheiro da Agentransp, Vicente Loureiro.

Conhecedor dos problemas das cidades da Região Serrana, principalmente de Petrópolis, Vicente Loureiro chamou atenção para a necessidade de que, todos os investimentos em tecnologia e outros, preparando as cidades para as mudanças climáticas e que sejam resilientes e inteligentes, precisam ser inclusivos, incluir os pobres. De acordo com ele, a mudança climática não é algo novo, mas se agravou nos últimos, sendo necessário medidas urgentes, porém, chamou atenção para a necessidade de romper com o desenvolvimento excludente.

Durante sua apresentação, Vicente Loureiro apontou algumas medidas que, na sua opinião precisam ser levadas em conta para tornar as cidades inteligentes e resilientes. Para ele, as questões sobre energia precisam ser municipalizadas, com os municípios participando ativamente das decisões, assim como as soluções para mobilidade devem ser resolvidas, lembrando que neste campo os municípios são os protagonistas.

De acordo com ele, outras questões são fundamentais, como aperfeiçoar o planejamento urbano, melhorar a coleta seletiva, cuidar dos rios e suas margens e, promover ações para reduzir a desigualdade social. Marie Ikemoto, subsecretária de Estado Mudanças Climáticas e Biodiversidade, apresentou dados sobre o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, frisando que, por meio dos portais do Estado, os municípios e qualquer pessoa tem acesso às informações. Entre os dados apresentados está sobre as estratégias desenvolvidas pelos municípios para redução de risco de desastres e medidas resiliência.

Petrópolis foi representada por várias lideranças da cidade com atuação na área ambiental e também pelo Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Werner da Silva e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael José Simão. Na apresentação do painel, além de Vicente Loureiro e Marie Ikemoto, também participaram Jan Lomholdt, cônsul da Suécia, Rodrigo D’ Eça, do Centro Intercultural Nova Jornada e o representante do BNDES, André Souto.

A abertura foi realizada pelo diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do RJ e ex-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protásio, do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen e de Leandro Su, da Associação Cultural Chinesa do Estado do RJ.

G20 Brasil 2024

O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.

A Cúpula do G20 é a reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membros. É composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.