Academias petropolitanas homenageiam Dom Gregório Paixão em solenidade no dia 13 de novembro

Dom Gregório Paixão, OSB, desde que chegou à Diocese de Petrópolis, em dezembro de 2012, sempre foi uma presença marcante nas academias petropolitanas, principalmente no Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), onde, não apenas era mais um acadêmico, mas demonstrou seu entusiasmo e amor por Petrópolis, e não apenas conhecer, mas se apoderar com propriedade como um petropolitano, da história da cidade.

No dia 13 de novembro, as academias petropolitanas e Universidade Católica de Petrópolis (UCP), reunidas no salão nobre da Universidade, realizaram uma homenagem a Dom Gregório Paixão, quando entregaram uma cópia em pintura (óleo sobre tela) de Nicolau Facchinetti, de 1868, com a vista do Palácio Imperial, cujo original pertence ao acervo do Museu Imperial. Também foi entregue cópia da caneta usada pela Princesa Isabel na assinatura da Lei Áurea.

O reitor da UCP, Padre Pedro Paulo, entregou uma placa comemorativa e de agradecimento por todo trabalho e empenho realizado por Dom Gregório Paixão em prol da Universidade.

Representantes do Instituto Histórico de Petrópolis e da Academia Petropolitana de Letras, Academia Petropolitana de Educação, Academia Petropolitana de letras Jurídicas e da Academia Brasileira de Poesia- Casa de Raul de Leoni marcaram presença na missa de despedida e em ação de graças pelos 11 anos de seu governo episcopal na Diocese de Petrópolis, celebrada no dia 2 de dezembro, na Catedral São Pedro de Alcântara. Outras instituições, como o Lions Clube, também estiveram presente na celebração e deram lembranças a Dom Gregório.

No início de sua homilia, na Catedral São Pedro de Alcântara, no dia 2 de dezembro, como não poderia deixar de ser, Dom Gregório Paixão passeou pela história de todas as cidades que formam o território da Diocese. Lembrou com precisão algumas características de cada uma delas, uma clara demonstração de seu amor, não apenas pelo presente de cada cidade e de seu povo, mas pelo passado, que construiu o presente e projeta a todos para o futuro.

Fotos e Texto: Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *