Pesquisar
Close this search box.

Abertura do Jubileu 2025 na Diocese será no dia 29 de dezembro em Petrópolis

Na festa da Sagrada Família, em 29 de dezembro, a Diocese de Petrópolis fará a abertura do Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”, conforme a Bula do Papa Francisco de maio de 2024. Para viver o Jubileu como peregrinos, a Diocese terá cinco locais designados pelo bispo diocesano para as peregrinações ao longo de 2025, além de datas específicas para vários encontros diocesanos reunindo o povo de Deus, não apenas os fiéis.

Sobre o tema central do Jubileu, que é a “Esperança”, Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, lembra que ela decorre da fé em Jesus Cristo. “A esperança decorre da fé em Jesus Cristo, como nos tem afirmado o Papa. Com tantos problemas que vemos no mundo, somente a esperança em Cristo nos dá força para continuar nossa caminhada e procurar transformar a realidade que se apresenta com tantas dores”, comentou Dom Joel, ressaltando que “se há uma coisa importante no mundo de hoje, no meio de tanta dor, tantos sofrimentos, é ter esperança. Em 2013, quando o Papa esteve no Rio de Janeiro, ele usou uma frase ao falar para os jovens que vou repetir: não deixem que roubem a esperança de vocês. Não deixem que tirem a esperança de vocês”.

A solenidade de abertura do Jubileu de 2025 na Diocese acontecerá em Petrópolis, reunindo todas as 49 paróquias, numa celebração que começa às 13h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário (Praça da Inconfidência). Neste local, haverá momentos de adoração (no interior da Igreja) e confissão, além de atendimento aos fiéis na Praça, até às 15h. Em seguida, às 15h30, terá início a Procissão Estacional da Igreja do Rosário até a Catedral São Pedro de Alcântara, culminando com uma missa às 17h, presidida por Dom Joel e concelebrada por todos os padres diocesanos e religiosos.

“Durante a permanência na Praça da Inconfidência e em oração na Igreja do Rosário, com adoração e confissão, será um momento de nos encontrarmos, de estarmos uns com os outros em oração, partilha e fraternidade. O Papa Francisco, desde o início do seu pontificado, tem chamado a atenção para vivermos a cultura do encontro e, com o Jubileu, quer que sejamos uns para os outros sinais de Esperança, sinal da presença de Jesus em todos os ambientes que vivemos”, ressaltou o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito Silva.

 O que é o Jubileu

O “Jubileu” é um ano especial que remonta à tradição bíblica, celebrado a cada 50 anos como um tempo de renovação espiritual e social, incluindo a remissão de dívidas e o repouso da terra. No evangelho de Lucas, Jesus é descrito como anunciando um “ano da graça do Senhor”, ligando sua missão a esse conceito. O primeiro Jubileu cristão foi proclamado por Bonifácio VIII em 1300, chamado de “Ano Santo”, e sua frequência mudou ao longo do tempo: inicialmente era a cada 100 anos, passou para 50 anos em 1343 com Clemente VI e para 25 em 1470 com Paulo II. Além dos jubileus regulares, há jubileus extraordinários, como o Ano da Misericórdia em 2015, proclamado pelo Papa Francisco. Celebrar um Ano Santo inclui práticas como peregrinações e a obtenção de indulgência plenária.

 Locais de peregrinação

O Jubileu de 2025, com o tema “Esperança”, mantém o espírito dos realizados anteriormente pela Igreja, mas com o diferencial de o Sumo Pontífice priorizar a peregrinação como elemento fundamental, por isso “Peregrinos da Esperança” e não apenas o passar pelas portas santas. Seguindo este raciocínio, nas dioceses devem ser estabelecidos locais de peregrinação e, na Diocese de Petrópolis, foram escolhidos cinco:

  • Catedral São Pedro de Alcântara (Petrópolis): A Catedral de São Pedro de Alcântara, mais conhecida como Catedral de Petrópolis, é a igreja mãe da Diocese de Petrópolis, onde são realizadas as principais festas litúrgicas presididas pelo bispo diocesano.
  • Igreja Santa Teresa (Teresópolis): É uma das principais igrejas de Teresópolis e um importante ponto de referência para a comunidade local. Dedicada a Santa Teresa d’Ávila, a padroeira da cidade, a igreja é um exemplo significativo da arquitetura religiosa na região.
  • Poço Bento (Magé): O Poço Bento, localizado no município de Magé, é uma atração natural conhecida por sua beleza e tranquilidade. De acordo com a tradição local, seria um dos locais por onde passou São José de Anchieta, sendo que o poço no local teria sido construído por orientação dele. Em 1565, o missionário teria perfurado a terra, árida e seca, com o cajado e, a partir daí, teria brotado água cristalina.
  • Santuário Bom Jesus de Matosinhos (Sebollas/Paraíba do Sul): É um importante local de peregrinação e devoção religiosa. Este santuário é dedicado ao Bom Jesus de Matosinhos, uma representação de Jesus Cristo que é particularmente venerada na região.
  • Santuário Nossa Senhora do Amor Divino (Correas/Petrópolis): É um importante centro de devoção mariana e um destino de peregrinação para muitos fiéis. Este santuário é dedicado à Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira da Diocese de Petrópolis e a única imagem do Estado do Rio coroada pontificalmente, com reconhecimento do Sumo Pontífice da devoção.

Programação do Jubileu na Diocese

Com a abertura do Jubileu em 29 de dezembro, a partir de janeiro de 2025, acontecerão vários eventos em toda a igreja para celebrar o Jubileu, que serão momentos de oração, reflexão, encontro e fraternidade. Na Diocese de Petrópolis, também ocorrerão esses momentos, que terão início em 2 de fevereiro, com o Jubileu da Vida Consagrada, na Igreja Santa Teresa, em Teresópolis. Esses momentos serão realizados em um dos locais de peregrinação, seguindo a proposta do Papa Francisco de sermos “Peregrinos da Esperança”. Cada jubileu, mesmo sendo realizado pela Igreja e em ambientes católicos, está aberto à participação de todos que desejarem viver esses momentos de encontro, fé e fraternidade.

Programação dos jubileus na Diocese:

  • Dia 02/02 – Jubileu da Vida Consagrada (em Teresópolis)
  • Dia 08/02 – Jubileu dos Enfermos e profissionais da Saúde (parte da manhã nos Decanatos)
  • Dia 29/03 – Jubileu das Pastorais Litúrgicas (leitores, acolhida e ministérios de música)
  • Dia 01/05 – Jubileu dos MECES
  • Dia 18/05 – Jubileu dos Coroinhas e Goretinhas
  • Dia 24/05 – Jubileu dos Grupos Marianos (no Santuário N. Sra. do Amor Divino)
  • Dia 25/05 – Jubileu da Juventude (em Teresópolis)
  • Dia 03/06 – Jubileu dos Sacerdotes (em Matosinhos)
  • Dia 21/06 – Jubileu dos Seminaristas, EVPs, SAV, Movimento Serra, Vocacionados e Famílias dos Seminaristas
  • Dia 28/06 – Jubileu das Pastorais Sociais
  • Dia 12/07 – Jubileu das Novas Comunidades (Vigília)
  • Dia 19/07 – Jubileu das Crianças
  • Dia 26/07 – Jubileu dos Avós e dos Idosos
  • Dia 09/08 – Jubileu dos Diáconos
  • Dia 17/08 – Jubileu das Famílias (em Matosinhos)
  • Dia 24/08 – Jubileu dos Catequistas (no Poço Bento, Magé)
  • Dia 20/09 – Jubileu da Comunicação Social/ PASCOM
  • Dia 08/10 – Jubileu das escolas e profissionais da educação /UCP
  • Dia 18/10 – Jubileu do Apostolado da Oração (na Catedral São Pedro de Alcântara)
  • Dia 25/10 – Jubileu Diocesano da IAM (na Catedral São Pedro de Alcântara)
  • Dia 15/11 – Jubileu dos Pobres (Pastorais Sociais)
  • Dia 22/11 – Jubileu das Expressões Artísticas
  • Dia 03/12 – Jubileu dos Deficientes
  • Dia 28/12 – Encerramento Diocesano do Jubileu da Esperança

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ